Meep difunde conhecimento e experiências no câmpus da Univates

Postado em 17/10/2013 13h48min

Por Ronaldo Ely Rempel

Cerca de 420 trabalhos foram apresentados durante a XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates (Meep). O evento foi realizado nas salas de aula e nos espaços de exposições do câmpus, na última quarta-feira, dia 16, nos turnos manhã e noite.

A mostra busca estimular a produção de trabalhos de cunho científico e cultural, a partir da divulgação dos projetos desenvolvidos na Instituição, além de promover a troca de conhecimentos e experiências, proporcionando a integração de professores, alunos e demais pessoas envolvidas. Um dos participantes foi Luan Samuel Immich, 20 anos, estudante do quarto semestre de Engenharia Mecânica, que apresentou o projeto de extensão “Construindo um veículo para participar do Projeto Baja”.

Para o estudante, apresentar seu trabalho na Meep é fundamental para que mais pessoas se interessem pelo projeto e queiram participar dele. “Essa atividade me proporciona o contato com novas ferramentas, além de possibilitar o surgimento de diversas oportunidades profissionais futuramente”, ressalta Luan.

Deise Micheli Meith, 20 anos, estudante do quinto semestre de Pedagogia, apresentou o trabalho “Gêneros Textuais: Alfabetização e Letramento”, desenvolvido em parceria com mais quatro colegas por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Para a jovem, o Pibid é importante por possibilitar a experiência de estar em sala de aula como docente antes mesmo de estar formada.

O trabalho da estudante se destaca pelo fato de tratar o aprendizado da leitura e da escrita de maneira diferente da convencional. “Por meio de brincadeiras tornamos a atividade de aprender mais prazerosa e eficaz para as crianças”, analisa Deise.

As apresentações foram gratuitas e abertas a todos os interessados. Cada ouvinte pôde escolher até quatro apresentações para assistir em cada um dos turnos, nas modalidades oral e pôster, podendo validar essa participação como aula e também como atividade complementar. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/meep.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

A aluna Deise Micheli Meith, do curso de Pedagogia, apresentou trabalho desenvolvido por meio do Pibid

Um dos participantes foi Luan Immich, do curso de Engenharia Mecânica

Um dos participantes foi Luan Immich, do curso de Engenharia Mecânica