Documentário da TV Univates será exibido na Mostra Internacional de Ciência na TV

Postado em 16/10/2013 09h49min

Por Tuane Eggers

A TV Univates está entre as emissoras selecionadas para participar da 19ª Mostra Internacional de Ciência na TV – Ver Ciência 2013, que ocorre entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro, em Brasília. Ao lado das maiores televisões do mundo, como Globo, SBT, BBC (Reino Unido), NHK (Japão) e TVE (Espanha), a TV Univates apresentará o documentário “Sobre Rodas”, que foi exibido na grade de programação do Canal Futura.

A mostra integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, abordando o tema “Ciência, Saúde e Esporte”. O objetivo do evento é promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e outros meios e tecnologias audiovisuais. São exibidos programas de diversos formatos, linguagens e estilos, desde documentários e reportagens a dramatizações e programas voltados para o público infantojuvenil.

A exibição do documentário “Sobre Rodas”, lançado em 2012 e dirigido pelo editor-chefe de Jornalismo da TV Univates, Marcus Staudt, ocorrerá no dia 22, a partir das 18h30min. Conforme Staudt, o documentário será exibido no evento devido à seleção do programa Sala de Notícias, do Canal Futura, no qual o curta-metragem foi exibido. “A equipe do Canal Futura elogiou diversas vezes a nossa iniciativa. Há uns dois meses atrás, nos convidaram para participar do evento, e é claro que aceitamos”, explica.

O editor-chefe conta que a equipe da TV Univates não imaginava esta grande repercussão do documentário. “Nós produzimos algo de qualidade devido ao apoio de diversas pessoas, mas não imaginávamos que nosso curta chegaria a um evento dessa dimensão, ao lado de tantas emissoras renomadas, que possuem uma ótima estrutura para produzir seus materiais. Conseguimos ser reconhecidos em um evento dessa magnitude, somos o único canal universitário que está entre as maiores TVs do mundo”, comemora.

O coordenador da TV Univates, professor Sandro Kirst, explica que é uma honra estar entre tantas TVs e produtoras nacionais e internacionais reconhecidas, mas afirma que a seleção do documentário não o surpreendeu. “A qualidade dos programas e, principalmente, dos profissionais e alunos que atuam na TV Univates é equivalente a este nível. O papel da TV, além de ser um espelho e amplificador do que acontece no Vale do Taquari e na Univates, também é o de ser um espaço de produção, exercício, aprendizado e manifestação de nossos alunos e técnicos”, ressalta Kirst.

Para ele, o desafio é manter o nível dos parceiros do Ver Ciência 2013 e continuar produzindo com criatividade, emoção e qualidade. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo site www.verciencia.com.br.

Saiba mais sobre o documentário “Sobre Rodas”

De acordo com o IBGE, hoje no Brasil são mais de 14,5 milhões as pessoas com algum tipo de deficiência. O documentário retrata e relata a visão de atletas com deficiência física, participantes da Associação dos Doentes e Deficientes Físicos de Lajeado/ADDEFIL, sobre o papel do basquete em suas vidas. Além disso, destaca o papel importante da reabilitação, a inclusão social das pessoas com deficiência e a prática do basquete sobre rodas.

O documentário foi dirigido e produzido por Marcus Staudt, com imagens captadas por Felipe Stefani e Fernando Schmitz, e finalizado por Alex Bender, todos integrantes da equipe da TV Univates. Mais informações sobre a emissora podem ser obtidas pelo site www.univates.br/tv.

Texto: Tuane Eggers

Documentário “Sobre Rodas” aborda visão de atletas com deficiência física