Cursos da área da Saúde serão avaliados pelo Enade 2013

Postado em 15/10/2013 11h22min

Por Tuane Eggers

No próximo dia 24 de novembro, será realizada a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade 2013. Nesta edição serão contemplados os cursos de bacharelado das áreas de Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição.

A avaliação ocorre, a partir das 13h, em diversas escolas do município de Lajeado. Estão inscritos 149 estudantes e a listagem nominal, dividida por curso, pode ser visualizada no site www.univates.br/enade/estudantes-concluintes. A prova é de participação obrigatória para todos os selecionados.

Os acadêmicos deverão responder, no período de 22 de outubro e 23 de novembro, o Questionário do Estudante, disponível no site www.inep.gov.br. O objetivo é colher informações sobre o perfil socioeconômico dos participantes, além de ser uma oportunidade do estudante manifestar sua opinião sobre o curso que frequenta na Univates. Após o preenchimento e validação do Questionário do Estudante, o aluno concluinte terá condições de acessar o Cartão de Informação do Estudante, que indicará o local de realização da prova.

Na programação de divulgação e conscientização dos estudantes para o Enade 2013, a Univates realizará dois encontros para oportunizar aos concluintes aprofundar os conhecimentos a respeito do Exame. O primeiro ocorre no dia 19 de outubro, às 8h30min, no auditório do Prédio 11, e é promovido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, pelas coordenações de cursos e pelo Setor de Avaliação Institucional. Já no dia 12 de novembro, às 8h30min e às 19h30min, o encontro ocorre no auditório do Prédio 16, sendo promovido pela Reitoria, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Setor de Avaliação institucional.

Os estudantes receberão, constantemente, informações sobre o Enade, por meio da Coordenação de Curso e pelo Setor de Avaliação Institucional. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail enade@univates.br.

Biomedicina e Educação Física estarão entre os cursos avaliados

A formanda Georgia Muccillo Dexheimer será uma das estudantes que prestará a prova de Biomedicina. Ela conta que está curiosa sobre o processo, que avaliará os conhecimentos dos participantes de forma geral. “Acho de extrema importância obter um bom desempenho na prova, já que ela vai ajudar a formar a nota do nosso curso. Além disso, esta nota não é direcionada apenas à universidade, mas também a nós, futuros biomédicos, pois neste momento podemos mostrar nossas qualidades e habilidades profissionais”, salienta.

Georgia observa que os acadêmicos da Univates estão obtendo bons resultados nas provas. “Acredito que os alunos da Biomedicina também obterão uma boa nota. O curso está bem elaborado, com bons professores e estrutura adequada. Agora é a vez do aluno mostrar o que aprendeu durante os anos da graduação”, comenta a estudante.

Outra formanda que participará do Enade 2013 é Ana Paula Gavineski, do curso de Educação Física – Bacharelado. Ela conta que sua expectativa para a prova é poder mostrar as qualidades, habilidades e competências necessárias desenvolvidas na graduação para sua vida profissional. “Mesmo sendo um exame obrigatório, darei o meu máximo, pois sei que o nosso curso é muito bom, e tenho a capacidade de conceituar bem a Educação Física”, ressalta.

Saiba mais sobre o Enade

O Enade avalia o desempenho dos alunos dos cursos de graduação e compõe a formação do Conceito Preliminar do Curso (CPC), que ainda leva em consideração outros aspectos, como o corpo docente e a infraestrutura. E o conjunto de CPCs de uma Instituição de Ensino Superior permite a apuração do Índice Geral de Curso (IGC).

Em 2012, segundo o Ministério da Educação (MEC), participaram do Enade 7.228 cursos, pertencentes a 1.646 instituições de ensino superior brasileiras. Conforme divulgou o MEC, 30% dos cursos ficaram abaixo da média considerada aceitável, ou seja, tiraram conceito 1 ou 2 como resultado final do Exame. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar de 3 a 5, a nota máxima.

A Univates alcançou ótimos resultados na avaliação. Dos 13 cursos avaliados, três alcançaram a nota máxima, nove obtiveram o conceito 4 – na escala que vai de 1 a 5 – e apenas um obteve o conceito 3. Os destaques foram os cursos de Ciências Contábeis, Design e Psicologia, que obtiveram a nota máxima.

Texto: Tuane Eggers

Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição serão os cursos avaliados na prova

Tuane Eggers