Univates promove diálogo sobre infância durante a Semana da Criança

Postado em 10/10/2013 10h27min

Por Ronaldo Ely Rempel

A infância, a ludicidade e a contemporaneidade foram os temas da conversa realizada entre as professoras Cláudia Horn, Mariane Ohlweiler e Fabiane Olegário, do curso de Pedagogia da Univates, com estudantes da área de licenciatura. A atividade ocorreu na noite da última quarta-feira, dia 9, integrando a programação da Semana da Criança, organizada pela Brinquedoteca, juntamente com o Museu de Ciências Naturais e o Centro de Memória, Documentação e Pesquisa.

No encontro, foram debatidos temas envolvendo a passagem da infância, os mitos e realidades impostos pela mídia e a sociedade. Segundo Cláudia, a criança é vista pelo que lhe falta, pelas carências, vulnerabilidades e, principalmente, pela dependência do adulto. “A infância se caracteriza como uma etapa a ser vencida, ideal para moralização, condução e correção”, analisou. A docente ainda destacou a maneira como o desenvolvimento social tornou a escolarização algo universal, gerando o pensamento de que lugar de criança é na escola. “A criança sai do âmbito familiar e passa a ser educada por pessoas qualificadas, em locais específicos para isso”, ressaltou Cláudia.

Mariane abordou temas como a memória e a idealização de uma infância que, muitas vezes, não foi fácil, mas que refletem um sentimento de apreço pelo que foi vivido. Foram citados também trechos de contos infantis escritos por Clarice Lispector. “Em seus textos, Clarice conseguia mexer com o imaginário das crianças, com a ludicidade e com a compreensão das coisas”, afirmou Fabiane.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Ronaldo Ely Rempel

Mariane abordou temas como a memória e a idealização da infância

Ronaldo Ely Rempel