Curso de Arquitetura e Urbanismo comemora 10 anos de existência

Postado em 10/10/2013 09h38min

Por Ana Paula Vieira Labres

A noite de terça-feira, dia 08, foi especial para estudantes, professores e demais pessoas envolvidas com o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, pois comemoraram-se 10 anos de existência da graduação.

Na abertura do evento comemorativo, a coordenadora Jamile Maria da Silva Weizenman resgatou a história de construção da graduação, que iniciou em 2003/B com a coordenação do professor Ricardo Mascarello. Já em 2004, o curso realizou sua primeira viagem para fora do país, para o Uruguai. A partir daí criaram-se as tradicionais viagens de estudo do curso. Já de 2006 a 2012/B, a professora Merlin Diemer permaneceu na coordenação e reformulou o curso, ampliando também a infraestrutura com mais laboratórios e ateliers de desenho. “E, além dos investimentos realizados na infraestrutura do curso, também somos destaque no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Em 2008, tiramos a nota 5, e fomos considerados um curso de excelência. Já em 2011, tiramos a nota 4, e fomos considerados o melhor curso no estado entre as instituições não públicas”, destacou a professora Jamile Weizenmann, coordenadora do Curso.

Atualmente o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates conta com mais de 20 docentes e 450 alunos. “Cada vez mais procuramos ampliar espaços e oportunidades de trabalhos acadêmicos. Por isso, hoje temos um grupo maior desenvolvendo e contribuindo para as diversas disciplinas do nosso curso”, ressalta Jamile.

“Esses 10 anos nos trouxeram muitos conhecimentos e pretendemos sempre buscar a excelência. Escolhemos uma das profissões mais antigas da humanidade e não podemos esquecer que ela exige responsabilidade, técnica  e ética , encerrou.

O evento também foi marcado pela palestra do arquiteto e professor Edson Mahfuz, uma das pessoas que auxiliou no processo de criação do curso na Univates. Mahfuz é autor, em parceria com Alejandro Aravena, da teoria de projeto do “quaterno contemporâneo”, que embasa a linha de Projetos de Arquitetura do curso da Univates.

O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma das opções para o Vestibular de Verão da Univates, que receberá inscrições de 04 a 15 de novembro. Informações no site www.univates.br/vestibular ou www.univates.br/graduacao.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Arquiteto e professor Edson Mahfuz palestrou no evento

Ana Paula Vieira Labres

Coordenadora do Curso, Jamile Weizenman, recordou a história de construção do curso