Intercâmbio: sem limites para novas experiências

Postado em 09/10/2013 15h54min

Por Tuane Eggers

Mãe de três filhos, Luz Caviedes, de 45 anos, deixou Bogotá para viver um semestre no Brasil

A vontade de fazer um intercâmbio acompanha muitos jovens desde o início da graduação. A ideia de viver uma experiência em outro país é sempre atraente, mas também traz um “frio na barriga” quando o dia do embarque se aproxima. E, quando se pensa na saudade de deixar três filhos, esse sentimento só aumenta – mas não limita. Esse é o caso da intercambista Luz Dary Caicedo Caviedes, de 45 anos, que decidiu deixar Bogotá, a capital da Colômbia, para estudar durante um semestre na Univates.

Luz cursa Educação Física – Licenciatura, desde 2010, na Universidad Pedagogica Nacional (UPN), e hoje divide seu tempo entre sete disciplinas, dois voluntariados e um estágio, além de trabalhar, durante o horário do almoço, em um restaurante da Univates. Todo esse esforço foi motivado por seu filho mais velho, de 27 anos, que incentivou a mãe a continuar estudando e viver essa experiência.

A estudante conta que se casou jovem, aos 17 anos de idade, mas, após 23 anos de casamento, percebeu que sua relação não estava mais dando certo. Com o apoio dos seus filhos (os outros dois têm 22 e 18 anos), voltou para a casa da mãe e retomou os estudos. Terminou o Ensino Médio e decidiu ingressar no Ensino Superior. Foi então que surgiu a vontade de conhecer outra cultura e aprender um novo idioma.

Conforme Luz, a escolha pelo Brasil aconteceu, principalmente, pela questão do idioma. “Pensei também na Espanha, mas o espanhol eu já sei, seria mais simples. Queria mesmo aprender outro idioma, então optei pelo Brasil. Pensei que seria fácil entender o português, mas no início não foi tão simples assim”, explica ela, que teve algumas dificuldades para acompanhar as aulas no início do semestre. Porém, depois de alguns meses no país, já compreende quase tudo.

Luz, além de todas as tarefas que realiza no Brasil, também trabalha para uma empresa na Colômbia. Uma vez por mês, ela envia documentos pelo correio. Mesmo com todas as suas funções, ainda sobra tempo para viajar. Acompanhada da amiga Yeimy Gerardine Berrios, de 22 anos, que também é intercambista colombiana na Univates, já conheceram Foz do Iguaçu e pretendem ir para o Rio de Janeiro.

Elas também são companheiras na atividade de estágio, realizada com turmas de 1o ao 5o ano do Ensino Fundamental da escola Moisés Cândido Veloso, em Lajeado. “Percebo que aqui as pessoas trabalham muito. Então sobra pouco tempo para o lazer. Na Colômbia, as pessoas trabalham menos. Mas aqui são todos muito amáveis, nos acolheram muito bem”, salienta Luz.

A intercambista acrescenta que seus colegas se mostram muito interessados pela cultura da Colômbia. “Eles têm uma imagem muito diferente de lá, que é o que assistem na TV, mas nem tudo é verdade. Por isso, me perguntam muitas coisas sobre meu país”, revela a acadêmica, que trocou uma cidade de 8 milhões de habitantes por Lajeado, que conta com cerca de 70 mil. Para ela, faltam mais opções de cultura e lazer na cidade. “Aqui as instalações são muito bonitas e modernas, há muita tecnologia. Na Colômbia, as coisas não são tão organizadas, mas gosto de lá”, afirma ela.

Luz permanece no Brasil até dezembro deste ano. Ela voltará para a Colômbia com muitas experiências e com uma nova visão de vida. “Terei muitas histórias para compartilhar com meus colegas de lá, para fazer com que eles saibam que se pode tentar coisas novas. O importante é ter vontade e iniciativa. As coisas não são muito fáceis, mas com boa vontade podemos fazer. E o resultado será bom”, completa ela.

Texto: Tuane Eggers

Intercambistas colombianas Luz Dary Caicedo Caviedes (e) e Yeimy Gerardine Berrios

Tuane Eggers