Bolsista de História da Univates é premiado em salão de extensão

Postado em 09/10/2013 10h15min

Por Ronaldo Ely Rempel

O estudante do curso de História da Univates André Luis Faria foi premiado durante o IX Salão de Extensão da Feevale, realizado na última segunda-feira, dia 7, em Novo Hamburgo. Ele apresentou seu trabalho realizado como bolsista do projeto de extensão “Arqueólogo por um dia” da Univates, e obteve a maior pontuação na categoria apresentação oral e pôster na área de Educação.

Orientado pela professora Neli Galarce Machado, o projeto leva para escolas de Ensinos Fundamental e Médio o conhecimento sobre a área da arqueologia, valorizando a pré-história, a história regional e o legado patrimonial, divulgando e popularizando o ensino da arqueologia pré-colonial e histórica.

As atividades do projeto se dividem em duas partes. Primeiramente, é realizada abordagem teórica por meio de oficina dialogada, em que são apresentados imagens e vídeos sobre a profissão de arqueólogo e sobre culturas pré-coloniais, relacionando-os com a diversidade e o patrimônio cultural. Em seguida, ocorrem oficinas práticas, em que os estudantes trabalham com argila, produzindo uma vasilha de argila utilizando a técnica do “acordelado”, a mesma usada pelas oleiras Guarani encontrada nos vestígios arqueológicos dos rios Forqueta e Taquari.

Além disso, é realizada caminhada com análise geoambiental e escavação em sítio arqueológico simulado. Após, são feitos os trabalhos de laboratório, em que os participantes realizam a limpeza e a catalogação do material recolhido na atividade de campo. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5563, ou pelo e-mail arqueologia@univates.br.

Texto: Ronaldo Ely Rempel