Tese de professora de Psicologia é premiada em evento nacional

Postado em 08/10/2013 15h53min

Por Tuane Eggers

A professora do curso de Psicologia da Univates Lisandra Espíndula Moreira teve sua tese de doutorado premiada no XVII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso). O evento, realizado entre os dias 2 e 5 de outubro, em Florianópolis, abordou o tema “Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos”.

A pesquisa de Lisandra, intitulada “Paternidade, Família e Criminalidade: uma arqueologia entre o Direito e a Psicologia”, está entre os cinco trabalhos premiados na categoria Tese. “Fiquei muito feliz com a premiação, porque é uma forma de reconhecimento concedida por quem é referência na área. Acompanho os temas e encontros da Abrapso há mais de dez anos, e é uma entidade que assume o compromisso ético e político de questionamento das próprias práticas da Psicologia”, ressalta.

O trabalho foi orientado pela professora Maria Juracy Toneli, da Universidade Federal de Santa Catarina, e consiste em artigo da tese em que Lisandra propôs uma análise das articulações entre paternidade, família e criminalidade nos discursos da Psicologia e do Direito. A pesquisa analisou a jurisprudência dos Tribunais de Justiça da região Sul do Brasil, a partir das ferramentas metodológicas da arqueologia de Michel Foucault.

A cada dois anos, a Abrapso realiza encontro nacional com psicólogos e pesquisadores interessados nessa área e abre concurso para teses, dissertações e trabalhos acadêmicos. Os materiais são avaliados por professores pesquisadores, que escolhem os cinco melhores em cada categoria. Os trabalhos premiados são publicados em número especial da revista Psicologia & Sociedade.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers