Semana da Criança é comemorada com atividades especiais

Postado em 08/10/2013 11h21min

Por Tuane Eggers

Para comemorar o Dia da Criança, o Museu de Ciências Naturais (MCN), a Brinquedoteca e o Centro de Memória, Documentação e Pesquisa da Univates oferecem, entre os dias 7 e 11 de outubro, atividades especiais gratuitas. O objetivo é dar oportunidades de lazer e de sociabilidade educativa para as crianças participantes, do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, por meio de diversas atividades extraclasse.

Uma delas é a oficina “Experimentando sensações: em que mundo queremos viver?”. A atividade propõe aos participantes a imersão em uma trilha de sensações, dividida em duas partes: a primeira conta com diversos tipos de embalagens de produtos de consumo diário, como plásticos, papéis e alumínios, entre outros. A segunda parte conta com diversos elementos da natureza, como água, areia, plantas e temperos, como cravo e canela.

Enquanto caminham pelo túnel de sensações, os participantes escutam sons e também aguçam seus outros sentidos. A primeira parte apresenta sons comuns às cidades, enquanto a segunda conta com sons de pássaros, que remetem à natureza. Após a passagem pela trilha, os estudantes compartilham suas sensações e conversam sobre a preservação do meio ambiente. Esse foi o caso dos estudantes do 4º ano da Escola Anita Garibaldi, de Cruzeiro do Sul, que participaram da atividade na manhã desta terça-feira, dia 8.

Os alunos afirmaram que gostariam que o mundo fosse como a segunda trilha, repleto de sons da natureza e de sensações boas. Durante a conversa, a equipe do Museu explicou a importância de separar o lixo, de evitar o consumismo e de reutilizar materiais. “Na nossa casa, o mínimo que a gente pode fazer é separar o lixo seco do orgânico. O orgânico pode ir para uma composteira, que é fácil de fazer e transforma o lixo orgânico em adubo para o jardim”, explicou a coordenadora do MCN, Miriam Kronhardt.

Foram mostradas, ainda, diversas formas de reaproveitar materiais, como botas de borracha utilizadas como vasos de flor, vidros utilizados como luminárias e pallets transformados em sofá. Durante o turno da manhã, também foi realizada a oficina de Geleca Divertida, oferecida pela Brinquedoteca. As atividades prosseguem até a próxima sexta-feira, dia 11, com diversas oficinas a serem realizadas durante os turnos manhã e tarde.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5504, ou pelo e-mail mcn@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Estudantes participaram de oficina em trilha de sensações e discutiram o tema “Em que mundo queremos viver?”