Univates é novamente destaque em prêmio de comunicação do Sinepe

Postado em 04/10/2013 09h52min

Por -

Todos os anos, o Sindicato do Ensino Privado (Sinepe) do Rio Grande do Sul realiza o Prêmio Destaque em Comunicação, por meio do qual busca reconhecer as instituições de ensino gaúchas que apostam na força da comunicação e desenvolvem importantes trabalhos na área.

Entre os que receberam reconhecimento estadual neste ano, na categoria Gestão de Comunicação e Relacionamento, está o blog Nas Internas, viabilizado por meio da Intranet da Univates, um canal de comunicação direta com o público interno da Instituição.

Dentre os 110 projetos inscritos, oriundos de 41 instituições – da educação básica ao ensino superior – apenas 24 consagraram-se finalistas e terão de defender seus trabalhos, no fim deste mês, perante uma comissão de avaliadores.

O coordenador do Setor de Marketing e Comunicação, Cristiano Lenz, ressalta que a Intranet, além de possuir diversos serviços e sistemas agregados e importantes às atividades diárias dos funcionários, também traz consigo o blog Nas Internas, que apresenta informações institucionais e quadros descontraídos. “Depois de sua migração do impresso para o online, é possível fazermos atualizações constantes. E um dos diferenciais é justamente essa interação instantânea com as pessoas, pois todos podem visualizar, comentar e até mesmo realizar diálogos entre os comentários, o que antes só acontecia dentro dos setores ou se as pessoas se reunissem para discutir o assunto”, enfatiza Lenz.

A responsável por atualizar diariamente o blog, jornalista do Setor de Marketing e Comunicação Ana Paula Vieira Labres, recorda que quando ingressou pela primeira vez na Univates, em 2007, como estagiária do Setor, tinha entre suas atribuições produzir as dicas culturais do jornal Nas Internas. “O tempo passou, eu saí da Univates e, depois de dois anos, retornei, e novamente tive contato com o Nas Internas, que considero um canal de comunicação muito bacana e envolvente àqueles que o utilizam. Temos o desafio de torná-lo uma página atrativa diariamente, que envolva a participação das pessoas, fugindo da produção apenas de conteúdos institucionais”, afirma Ana Paula.

Por isso, segundo a jornalista, há quadros fixos que atraem muito a atenção dos usuários, como é o caso do 'Também já fui criança um dia...', que traz a foto de um funcionário quando criança, estimulando os colegas a adivinharem quem é; 'Você e seu pet', quadro para que as pessoas contem um pouco sobre seus animais de estimação; e 'Pratas da Casa', que revela o crescimento profissional dos funcionários na Instituição. “É importante destacar que o sucesso do blog só é possível com a participação dos colaboradores. Por isso, esse prêmio é de todos”, explica Ana Paula.

Uma das áreas que mais contribui para a atualização do blog é o Setor de Recursos Humanos. Para o gerente do Setor, Celso Nestor Ritter, a maneira de comunicar e de fazer com que a informação chegue a todos na Instituição é algo desafiador. “Hoje, temos mais de mil funcionários. Sendo assim, é cada vez mais necessária a comunicação por diversas formas. O blog Nas Internas, no formato atual – dinâmico, instantâneo e interativo –, faz despertar a curiosidade para acessar diariamente as informações que dizem respeito a todos nós. Parabéns a toda a equipe por nos manter atualizados e possibilitar que os funcionários se conheçam melhor”, ressalta.

Saiba mais sobre o Prêmio Destaque em Comunicação

Para participar do Prêmio, é necessário elaborar um projeto com várias informações, como: apresentação da instituição; descrição do cenário em que surgiu o projeto e justificativa para sua implantação; objetivos e desafios; apresentação dos públicos de interesse do projeto; formas de envolvimento e relacionamento; estratégias adotadas para atingir os objetivos; apresentação e descrição das ferramentas e ações de comunicação; formas de acompanhamento e controle das ferramentas e ações; recursos necessários; avaliação da continuidade do projeto ou da ação; e resultados alcançados.

Esta edição do Prêmio contou com três categorias: Gestão de Comunicação e Relacionamento; Retenção e Captação de Alunos; e Comunicação Institucional. A próxima etapa consiste na defesa do projeto perante um corpo de jurados, quando então serão escolhidos o primeiro, segundo e terceiro colocados. O evento de entrega da premiação ocorre em dezembro, em Porto Alegre.

Univates já possui tradição no Prêmio

Em 2010, a Univates conquistou o 1º lugar na categoria Mídia Digital – Ensino Superior com o Projeto Carona. Já em 2011, a Univates também foi uma das premiadas com o 1º lugar na categoria Mídia Digital com o site do Universo Univates, e 3º lugar na categoria Mídia Impressa com o Jornal da Univates. No ano passado, o destaque foi para a Revista do Vestibular, que ficou com o 2º lugar na categoria Mídia Impressa.

O quadro

Divulgação

Intranet é o principal canal de comunicação direta com o público interno da Univates

No quadro