Exposições de outubro trazem maquetes, esculturas, aquarelas e outras técnicas

Postado em 02/10/2013 10h52min

Por Tuane Eggers

O Núcleo de Cultura da Univates divulgou, nesta semana, a programação de exposições artísticas do mês de outubro. Maquetes, aquarela, óleo sobre tela, gravuras e escultura estão entre as técnicas apresentadas.

No Espaço Arte 9, até o dia 10 de outubro, pode ser conferida a exposição “A Marca da Memória”, de Andreia Salvadori e Tatiani Passos, que apresenta obras com a técnica de gravura. Conforme as artistas, a gravura é a técnica mais usada para desenvolver seus trabalhos porque, talvez, seja a forma artística mais conectada à ideia de registro como marca, memória e indício.

No período de 2 a 15 de outubro, pode ser conferida a exposição “Transformação”, de Liane Paaschen – Ateliê de Artes do Ceat, no Espaço Arte 3. Conforme a artista, crianças e artistas contemporâneos criam e inventam novas formas de desenhar e produzir artisticamente, promovendo mudanças no mundo das artes. A mostra apresenta técnicas diversas.

Já no Espaço Arte 7, até o dia 15 de outubro, pode ser apreciada a exposição “Flores II”, de Helena Gastal de Castro Ramos. Conforme Helena, a mostra é expressão do colorido e da beleza das flores, manifestação extraordinária e, ao mesmo tempo, singular da natureza. As técnicas apresentadas são aquarela, nanquim e lápis de cor.

O Espaço Arte 8 apresenta, até o dia 14, a mostra “Natureza Esplêndida”, de Ramoni Gräff. A exposição tem como principal assunto a natureza, a figura humana e animalesca. Conforme Ramoni, o contraste de cores é um elemento essencial para o destaque das obras expostas, que apresentam a técnica óleo sobre tela.

Até o dia 15, no Espaço Arte 11, pode ser apreciada a exposição “Novos Mundos”, da Escola de Artes - Liane Paaschen. As técnicas apresentadas são pintura, desenho e escultura. Conforme Liane, na Escola de Artes os alunos experienciam diferentes linguagens plásticas. “O local não visa a formar artistas, mas sim pessoas mais sensíveis e independentes, que criam novas soluções e ideias, assim como oportuniza viver experiências e se expressar, sentir e se emocionar com fazeres e saberes artísticos e humanos”, explica.

No período de 18 a 30 de outubro, os Espaços Arte 3, 7, 8, 9 e 11 recebem a mostra “Lúcio Costa: Obra completa”, organizada pelo professor Alex Brino. Maquetes, painéis e pranchas integram o trabalho do grupo de pesquisa composto pela Univates, Uniritter, Ufrgs, UFF e Casa de Lúcio Costa. O material é parte da exposição comemorativa do cinquentenário da construção de Brasília, ocorrida no Museu Nacional, acrescida de redesenhos e vídeos feitos na Univates e na Uniritter, assim como maquetes produzidas pela Unisc. A proposta é divulgar a obra do principal arquiteto responsável pela articulação e transformação da Arquitetura Moderna Brasileira.

No dia 16 de outubro, nos Espaços Arte 3 e 9B, ocorre a XV Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates (Meep). Os locais serão destinados à exposição dos pôsteres do evento. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Cultura da Univates, pelo site www.univates.br/nucleodecultura, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5362, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers