Curso da Univates é representado em evento internacional de História Regional

Postado em 25/09/2013 17h02min

Por -

O curso de História da Univates está sendo representado pela professora Silvana Rossetti Faleiro no II Congresso Internacional de História Regional, que ocorre até a próxima quinta-feira, dia 26, na Universidade de Passo Fundo. No evento Silvana apresenta a comunicação “Inferindo sobre as categorias desenvolvimento e ambiente: a perspectiva do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat)” no Simpósio Temático “Governação Democrática e Poder Local”.

O estudo versa sobre o movimento “corediano” no Rio Grande do Sul, especificamente o Codevat. Por movimento corediano entende-se o processo que ocorre no início da década de 1990, no Estado, com a criação dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e desdobramentos posteriores, até os dias atuais. O Codevat é o Corede da região do Vale do Taquari.

No Congresso, participam investigadores de dezenas de instituições nacionais e estrangeiras. As três conferências, ministradas nas três noites do evento, abordam de forma ímpar a temática do regional. Na noite da última terça-feira, dia 24, falou o professor doutor Jeffrey Lesser, da Emory University (EUA). Já nesta quarta-feira ocorre a fala da doutora Dení Trejo Barajas, da Universidad Michoacana da San Nicolás de Hidalgo (México), enquanto na noite de quinta-feira, dia 26, a conferência será proferida pela doutora Maria Rosa Carbonari, da Universidad Nacional de Rio Cuarto (Argentina).

Além dessas conferências, há 18 simpósios temáticos, oficinas, apresentação de pôsteres e lançamento de livros. Destaca-se, nos simpósios, a participação de pesquisadores angolanos, senegaleses, mexicanos, chilenos, uruguaios, argentinos, entre outros, além de dezenas de Instituições de diversos estados brasileiros. “O contato direto com diversa gama de pesquisadores, além de permitir (re)atualizações de ordem teórico-metodológicas, amplia as possibilidades de interação com outros cursos e Instituições de Ensino Superior”, salienta a professora.