Vereadores de Lajeado visitam obras em andamento no câmpus

Postado em 12/09/2013 17h38min

Por Ronaldo Ely Rempel

Vereadores de Lajeado estiveram na Univates na tarde da última terça-feira, 10 de setembro, para visitar as obras de ampliação da Instituição. Os convidados foram recebidos pelo reitor, Ney José Lazzari, pelo pró-reitor Administrativo, Oto Roberto Moerschbaecher, pelo gerente do setor de Engenharia e Manutenção, Robledo Müller, e pela arquiteta Camila Mirapalhete. Antes da visita in loco, os vereadores foram recepcionados na Sala Temática de Finanças do Prédio 12, onde acompanharam uma apresentação referente ao desenvolvimento do câmpus nos últimos anos.

Uma das obras apresentadas foi a construção do Centro Cultural da Univates. A obra está em fase de estruturação e deve ser entregue à comunidade acadêmica no primeiro semestre de 2014. No local, serão abrigados a nova Biblioteca e o Teatro com capacidade para mais de mil expectadores. O local totaliza cerca de 9.500m² de área construída e estará apto para receber apresentações culturais dos mais variados tipos, além das colações de grau dos estudantes, contando também com cafeteria, espaços para estudos, descanso e uma praça na parte externa.

Outra obra em fase de construção, e que deve ser entregue em março de 2014, é a do Estádio Olímpico. No local, já estão prontos o gramado do campo de futebol e os postes de iluminação, ambos de padrão FIFA. Além disso, serão feitas arquibancadas, com capacidade para abrigar cerca de 2.300 expectadores. Abaixo delas serão construídas salas de aulas e ao redor do campo uma pista de atletismo.

Próximo ao Prédio 17, já está em fase de conclusão a construção de novos prédios do Parque Tecnológico da Univates (Tecnovates). No local, serão abrigados laboratórios de ensino e pesquisa, além da Incubadora Tecnológica da Univates (Inovates). As obras totalizam 8.400m² construídos, previstos para serem finalizados até março de 2014.

Demonstrando a preocupação da Univates com o meio ambiente, está em fase de projeto a construção de uma ciclovia, com cerca de três quilômetros, que passe pelo câmpus da Instituição. Além disso, serão oferecidas, aos alunos, professores e funcionários, bicicletas para empréstimo. Serão 120 bicicletas distribuídas em três pontos de retirada.

Na ocasião da visita, foi apresentado ainda o projeto de construção do Prédio 18. A obra abrigará salas de aulas e gabinetes para professores, totalizando 8.000m² de construção. O novo prédio tem como finalidade abrigar o crescente número de alunos, aumentando a capacidade em 2.800.

As obras totalizam um acréscimo de 30.300m² construídos na Univates e somam um investimento que ultrapassa R$ 88 milhões. Tudo isso é feito para proporcionar aos estudantes um espaço de pleno aprendizado e desenvolvimento profissional, aliado ao conforto e à sustentailidade.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Ronaldo Ely Rempel

Vereadores foram recepcionados na Sala Temática de Finanças, onde acompanharam uma apresentação referente ao desenvolvimento do câmpus

Ronaldo Ely Rempel