Estudante recebe Menção Honrosa em Mostra de Iniciação Científica

Postado em 12/09/2013 11h03min

Por Tuane Eggers

Uma estudante da Univates foi destaque na Mostra Unisinos de Iniciação Científica, realizada entre os dias 3 e 5 de setembro, em São Leopoldo. A acadêmica de Biomedicina Pâmela Seibel recebeu Menção Honrosa pela apresentação do pôster do trabalho intitulado “Proteína Dissulfeto Isomerase: análise da expressão no epidídimo e possível regulação endócrina”.

O trabalho foi desenvolvido no projeto de pesquisa “Biotecnologia do sêmen suíno: análise proteômica e estudo da adição de extratos naturais”, coordenado pelo professor doutor Ivan Cunha Bustamante Filho. A pesquisa conta com a colaboração do pesquisador Adam Benham, da Durham University, da Inglaterra.

Para a estudante, foi uma grande surpresa ter recebido esse reconhecimento. “Como foi o primeiro Salão de Iniciação Científica de que participei, essa foi a primeira avaliação do meu trabalho e da minha apresentação por uma banca. Só tenho a agradecer ao meu orientador e aos colegas da pesquisa, que são parte disso”, comemora.

Conforme seu orientador, professor Ivan Bustamante Filho, a iniciação científica na área das Ciências Biológicas e Biomédicas é uma excelente oportunidade de transformar o aluno em um profissional questionador. “Ele é obrigado a deixar aquela postura de simples absorção de conteúdo e passa a trabalhar com problemas científicos, que só podem ser resolvidos por meio de experimentos e criações de hipóteses”, ressalta.

De acordo com o professor, no Brasil, todos os grandes pesquisadores começaram na iniciação científica. “Muitos profissionais de destaque no mundo do trabalho também tiveram treinamento científico”, completa Ivan.

Mais informações sobre o curso de Biomedicina da Univates podem ser obtidas pelo site www.univates.br/graduacao/biomedicina.

Texto: Tuane Eggers