Arquitetando: projeto desperta interesse do Ensino Médio pela Arquitetura e Urbanismo

Postado em 09/09/2013 15h09min

Por Tuane Eggers

Diversos conteúdos aprendidos durante as aulas do Ensino Médio são aplicados no cotidiano de um profissional da área de Arquitetura e Urbanismo. É isso que o projeto de extensão “Arquitetando” da Univates busca mostrar, por meio da promoção de atividades nas áreas de Artes, História e Matemática, realizadas tanto nos ambientes do câmpus quanto nas próprias salas de aula das escolas participantes.

O projeto iniciou em 2012 e está em sua segunda edição, trabalhando com o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, Colégio Evangélico Alberto Torres, Colégio Madre Bárbara, Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Castelinho) e Escola Estadual Érico Veríssimo, todos do município de Lajeado. Na última quarta-feira, dia 5, foi a vez da participação de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio do Madre Bárbara, que realizaram uma atividade na área de Matemática na própria escola.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Merlin Diemer, a ação envolveu cálculos aprendidos durante as aulas, que podem ser relacionados ao futuro profissional da Arquitetura e Urbanismo. “São cálculos como volumes de reservatório, inclinação de rampas, escalas de plantas baixas, porcentagens, entre outros. A atividade também acaba sendo uma oportunidade de revisar conteúdos”, explica.

O estudante Guilherme Matias Schneider já manifesta a vontade de aprender mais sobre a área. “Pensava em cursar alguma engenharia, mas gosto muito de desenhos e cálculos, então resolvi mudar para Arquitetura e Urbanismo”, diz o aluno, que pretende fazer vestibular no fim deste ano.

O professor de Matemática da turma, Danilo José Walter, considera importante a visita da equipe do projeto para poder esclarecer algumas dúvidas que os alunos possuem sobre as profissões. “Como temos muitos alunos com interesse em seguir o Ensino Superior, é interessante a visita por esclarecer as diferenças entre os cursos, além de retomar alguns conteúdos de matemática”, ressalta o professor, lembrando que cerca de 30% dos estudantes manifestam a vontade de seguir na área de ciências exatas.

No último dia 29 de agosto, duas turmas de 2º ano do Ensino Médio da mesma escola participaram de uma atividade da área de Artes, desta vez nas dependências do câmpus da Univates. Com o objetivo de mostrar a importância de conseguir visualizar os principais traços de um desenho de Arquitetura, eles desenvolveram uma atividade de abstração para o desenho de croquis.

Após as ações práticas, há um momento em que a equipe do projeto esclarece algumas questões sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo, abordando também as semelhanças e diferenças com outros cursos e profissões, como engenheiros civis e designers de interiores, por exemplo. Os bolsistas e voluntários do projeto também relatam suas experiências como alunos do curso.

As escolas interessadas em receber o projeto “Arquitetando” podem contatar a equipe pelo e-mail arquitetando@univates,br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5223. Mais informações podem ser conferidas no site www.univates.br/extensao.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers

Equipe do Arquitetando com o professor Danilo Walter (d)