Programa de Pós-graduação oferece oficinas para alunos do Ensino Médio

Postado em 09/09/2013 10h25min

Por Ronaldo Ely Rempel

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates oferece oficinas gratuitas para os alunos de Ensino Médio da região. As atividades ocorrem no período da tarde, nos dias 27 de setembro, 9, 22 e 24 de outubro, nos laboratórios de ensino da Univates.

As oficinas teóricas e práticas abordarão a extração do DNA de plantas com metodologias simples e de fácil entendimento para os alunos. Serão repassados conceitos essenciais da genética humana, relacionando-os com suas aplicações na área forense, além de ressaltar a importância do controle biológico de pragas em plantações de morango e em outras culturas com o uso de ácaros predadores.

No dia 27 de setembro ocorre a oficina “Técnica de extração do DNA e suas aplicações”, no Laboratório de Biologia Molecular. Já no dia 9 de outubro ocorrem atividades na Luparia da Univates, abordando conceitos básicos de controle biológico, tecnologias limpas de agricultura e cultivo de ácaros. No dia 22, as oficinas englobarão conceitos básicos de genética humana, técnicas moleculares, marcadores genéticos e sua aplicação na prática forense. Finalizando as atividades, no dia 24 de outubro ocorrem oficinas sobre aplicação da genética forense em casos famosos, por meio de aula teórica e prática.

Mais informações sobre as atividades e o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Univates podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5369, ou pelo e-mail ppgbiotec@univates.br.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Atividade na Luparia abordará conceitos básicos de controle biológico, tecnologias limpas de agricultura e cultivo de ácaros