Trabalhos científicos de alunas são premiados

Postado em 06/09/2013 11h11min

Por Ronaldo Ely Rempel

Os trabalhos de duas alunas da Univates foram premiados durante a IX Jornada de Iniciação Científica em Meio Ambiente, ocorrido entre os dias 27 e 30 de agosto, em Porto Alegre. Sofia Royer Moraes e Rosane Pereira da Silva participaram do evento, realizado pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Roessler (Fepam).

A Jornada busca valorizar a iniciação científica nas atividades de pesquisa, promovendo a divulgação de trabalhos acadêmicos desenvolvidos em instituições de pesquisa e ensino no estado. O evento, de caráter ambiental, privilegiou a participação de bolsistas de diferentes cursos voltados para as áreas de engenharia ambiental, biologia e gestão ambiental.

Na categoria gestão ambiental, a estudante Sofia Royer Moraes, do curso de Engenharia Ambiental da Univates, teve seu trabalho sobre a "Revitalização da infraestrutura e aperfeiçoamento do sistema de previsão de alerta de inundações do Vale do Taquari/RS” premiado. Orientada pelo professor Rafael Rodrigo Eckhardt, a iniciativa foi destacada como exemplo de responsabilidade social.

Na categoria paleontologia, a estudante Rosane Pereira da Silva, do curso de Ciências Biológicas da Univates, foi premiada pelo trabalho “Evidências de paleoincêndios vegetacionais no afloramento Cerro da Mesa, Permiano Inferior da Bacia do Paraná”, que foi orientado pelo professor André Jasper, com a colaboração do mestrando em Ambiente e Desenvolvimento da Univates Jonas Bernardes Bica. A pesquisa desenvolvida objetiva compreender como se deu a evolução dos biomas terrestres, a partir da análise do carvão vegetal macroscópico do período permiano.

A IX Jornada de Iniciação Científica em Meio Ambiente recebeu inscrições de 123 trabalhos de estudantes oriundos de 14 instituições de ensino do Rio Grande do Sul. Desses trabalhos, destacaram-se os 18 melhores em cada uma das categorias.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Os trabalhos de Rosane Pereira da Silva (E), estudante de Ciências Biológicas, e Sofia Royer Moraes (D), aluna de Engenharia Ambiental, foram destaque em evento estadual

Tuane Eggers