Seminário ressalta para crianças e jovens o destino correto do lixo

Postado em 05/09/2013 11h29min

Por Tuane Eggers

Na manhã desta quinta-feira, dia 5, teve início mais uma edição do Seminário Viva o Taquari Vivo, promovido pela Univates, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e com a unidade Parceiros Voluntários de Lajeado. Estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da atividade, composta por apresentação da ação Viva o Taquari Vivo, peça teatral, oficina, palestras e exibição de filme.

A abertura oficial para os alunos da Educação Infantil e séries iniciais, no auditório do Prédio 3, ficou por conta da bióloga Cátia Gonçalves, uma das organizadoras do evento na Univates. Ela falou aos estudantes sobre a importância de sempre jogar o lixo na lixeira. “Quando a gente recolhe o papel que está no chão, está ajudando o rio Taquari”, ressaltou.

Em seguida, ela explicou a ação do Viva o Taquari Vivo, realizada no último mês de maio, que contou com a participação de 400 voluntários para limpar as margens do rio Taquari, nos municípios de Lajeado e Estrela. Na ocasião, foram recolhidos 1.950 kg de lixo do rio.

Para exemplificar a quantidade de resíduos recolhidos, Cátia solicitou que um aluno que pesasse 30 kg se apresentasse e salientou que o lixo recolhido totalizava 65 crianças desse peso. “Sabe o que a gente achou no meio desse lixo? Sofá, pneu, cama, casacos, tênis, muitas garrafas pet, muitas embalagens de salgadinhos e mais outras coisas”, alertou a bióloga, lembrando que tudo o que é jogado no chão pode ir parar nas águas do rio.

Em seguida, os estudantes apreciaram a peça teatral “Planetinha Natureza”, com Beto Hermann, e participaram da oficina “Desenhando a natureza – Construindo um rio melhor”. Já no auditório do Prédio 7, que contou com a presença de estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, foram realizadas as palestras “Catadores”, ministrada pelo jornalista Rodrigo Nascimento, do jornal O Informativo do Vale, e “O lixo em Minas do Leão”, pelo jornalista Rodrigo Martini, do jornal A Hora. Em seguida, foi exibido o filme “O príncipe das águas”.

A atividade prossegue no turno da noite, com a IV Jornada Técnica Ambiental, que ocorrerá no Jardim Botânico de Lajeado, a partir das 19h. Será realizada a apresentação do Viva o Taquari Vivo, por Gilberto Soares. Em seguida, haverá as palestras “Os investimentos públicos em saneamento, mais saúde e qualidade de vida para os gaúchos”, ministrada pelo presidente da Corsan, Tarcísio Ziemmermann, e “Energia solar para um mundo melhor”, pelo engenheiro Luís Maccarini.

O Seminário Viva o Taquari Vivo ocorre anualmente e está em sua sétima edição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3011-6900.

Texto: Tuane Eggers

Atividade contou com estudantes de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Tuane Eggers

Atividade contou com peça teatral