Semana Farroupilha na Univates é festejada com diversas atrações culturais

Postado em 05/09/2013 10h11min

Por -

Em comemoração à Semana Farroupilha, que ocorre de 14 a 20 de setembro, a Univates realiza o tradicional evento “Arte na Primeira Hora Farroupilha”, com apresentações de grupos de danças tradicionais gaúchas durante o intervalo das aulas, nos turnos da manhã e da noite, e exibição de peça teatral. As atrações ocorrerão no anfiteatro do Prédio 9.

No dia 16 ocorrerá a apresentação da invernada artística do DTG General Canabarro, de Teutônia, e no dia 17, do DTG Guardiões do Rio Grande, de Encantado. No dia 18, se apresentarão as invernadas da Escola Estadual Otília Corrêa Lima e do CTG Tropilha Farrapa, ambos de Lajeado.

O encerramento das festividades tradicionalistas será no dia 19 de setembro, às 20h30min, com a apresentação do teatro “O Baile dos Anastácio”, do grupo Oigalê, de Porto Alegre. A peça apresenta uma trupe de fantasmas, que, em cortejo, passam de cidade em cidade para contar a história de um baile que durou 30 dias, sendo o maior e mais fantástico baile que já houve pelos pampas. O espetáculo traz encontros, peleias, danças e romances, de forma divertida, dinâmica e bem-humorada.

Todas atividades culturais são promovidas pelo Núcleo de Cultura da Univates. Informações pelo site www.univates.br/nucleodecultura.

Exposições gratuitas também ocorrerão em setembro

Além das atrações tradicionalistas, a Univates também apresenta exposições e atrações musicais. No próximo dia 12, às 20h30min, na Cafeteria do Prédio 9, ocorrerá o Café & Cultura, com apresentação do músico Leonardo Reis, de São Jerônimo. Em seu repertório estão clássicos da música nacional e internacional, como The Beatles, Roberto Carlos, Os Paralamas do Sucesso, entre outros, além de composições próprias.

Entre as exposições culturais está o trabalho “Da Lousa ao Tablet - a história da leitura e da escrita e de seus suportes na Educação do Vale do Taquari”, organizada pela integrante do Sindicom/Letras, Marlene Isabela Bruxel Spohr, que traz: lousa de pedra, lápis de pedra e de grafite, pena de aço, quadro-negro, e giz, entre outros. A exposição pode ser conferida no Espaço-Arte 3.

Nos Espaços-Arte 7 e 8 estão expostas as “Cédulas da América”, trabalho organizado pelo colecionador Jorge Luiz Lipp. Já no Espaço-Arte 9, o curso de Design de Moda apresenta a mostra “DETRON: Detonando e Renovando”, em que calças jeans estão expostas após serem customizadas artesanalmente pelas alunas do curso.

Já o Espaço-Arte 11 recebe a exposição “Compro, Logo Existo” da artista Morgana Hattge. As fotografias consistem em mostrar objetos inutilizados no dia a dia, mas que retratam a sociedade contemporânea, em que o consumo se sobressai perante a necessidade humana.

Além destes, também haverá a exposição de diversos poemas da literatura afro-brasileira, no Espaço-Arte 7, organizada pelo Museu Regional do Livro, atividade que marca a 7ª Primavera dos Museus. Também ocorrerá a exposição “Natureza esplêndida”, da artista Ramoni Gräf, no Espaço-Arte 8 e “A Marca da Memória”, com gravuras das artistas Andreia Salvadori e Tatiani Passos, no Espaço-Arte 9.

Café & Cultura de setembro terá apresentação do músico Leonardo Reis

Divulgação

Curso de Design de Moda apresenta a mostra “DETRON: Detonando e Renovando”

Divulgação