Estudantes de História e bolsistas do Pibid/Univates têm projeto selecionado em evento nacional

Postado em 04/09/2013 14h24min

Por -

As acadêmicas do curso de História e bolsistas do Pibid/Univates Emanuele Amanda Scherer e Gésica Favaretto foram selecionadas para apresentar um trabalho no X Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: Políticas e Práticas do Ensino de História (Enpeh). O evento ocorre, entre os dias 15 e 17 de outubro próximo, na Universidade Federal de Sergipe, no município de São Cristóvão.

O trabalho, intitulado “Patrimônio, que bicho é este? Uma proposta de Educação Patrimonial”, apresenta um projeto em desenvolvimento na Escola Estadual São Rafael, durante o ano de 2013. O projeto aborda conceitos de patrimônio, preservação, restauração, reforma e tombamento, pesquisas com a comunidade, identificação de patrimônios locais e possíveis ações práticas para alunos, escola e comunidade. Também conta com visitação à Casa do Morro, importante patrimônio do município de Cruzeiro do Sul que sofre com o descaso de governantes, apesar do apelo da comunidade para sua restauração.

A proposta está sendo aplicada pelas bolsistas Cristiane Schneider, Emanuele Amanda Scherer, Everline Heinrichs, Gésica Favaretto e a ex-bolsista Fernanda Dorneles da Silva. Conta com o apoio da supervisora do subprojeto de História na escola, professora mestra Ângela Diehl, e com orientação da coordenadora do subprojeto, professora mestra Silvana Rossetti Faleiro.

Saiba mais sobre o evento

O Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História (Enpeh) é um evento científico. Objetiva tanto estabelecer e solidificar a pesquisa em Ensino da História nas pós-graduações em Educação e em História no Brasil como fortalecer e ampliar nacional e internacionalmente o espaço de interlocução entre os pesquisadores dessa área.

O X Enpeh elegeu como temática do evento o âmbito das “Políticas e Práticas do Ensino de História”. O objetivo principal desta edição é manter e fomentar a pesquisa na articulação com as políticas e práticas do Ensino de História no Brasil. O evento é voltado a pesquisadores, professores, alunos de pós-graduação e estudantes que possuem o tema como seu objeto de pesquisa.

Gésica Favaretto (e) e Emanuele Amanda Scherer