Diplomado da Univates é destaque em concursos

Postado em 03/09/2013 14h40min

Por Tuane Eggers

Participar de concursos acadêmicos é uma forma de adquirir conhecimento além da sala de aula, compreendendo outros contextos e encarando novos desafios. O estrelense Marcos Vinícius Böhmer Britto, diplomado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates no fim do último ano, vem colecionando uma série de prêmios em sua trajetória. O mais recente foi o destaque recebido no Prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) 2013.

A cada ano, o IAB promove um concurso entre os melhores trabalhos de conclusão das universidades do Rio Grande do Sul. A premiação é uma oportunidade de reconhecer os novos talentos da Arquitetura e Urbanismo, além de valorizar e divulgar a qualidade da produção acadêmica das faculdades da área. O projeto de Marcos, intitulado “Aeroporto Regional das Macieiras”, foi um dos oito trabalhos agraciados com Menção Honrosa no concurso, entre instituições como Ufrgs, UFSM e Unisinos.

O gosto pela profissão se mostrava desde a infância, quando diversas obras e construções já figuravam nos desenhos de Marcos. “Não sei de onde veio, mas desde que me conheço é isso que me encanta”, ressalta. A vontade de cursar Arquitetura e Urbanismo era tanta que ele queria pular a etapa do Ensino Médio. Para acalmar a ansiedade, ele foi o mais jovem a ingressar na primeira turma do curso Técnico em Edificações da Univates, aos 14 anos.

Sua trajetória de premiações iniciou em 2008, quando ele e mais três colegas receberam o primeiro lugar em um concurso promovido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição. A proposta era revitalizar o acesso principal da Univates, além de projetar uma ampliação do acervo da Biblioteca. Nesse concurso, participaram somente alunos do curso e as propostas foram avaliadas pelos professores.

No ano seguinte, Marcos e mais quatro colegas foram destaque no Prêmio Ousadia 2009. Eles receberam o primeiro lugar com um projeto que envolvia a elaboração de uma passarela de concreto, que também poderia servir como pórtico para a entrada da cidade de Curitiba. “A proposta do Prêmio Ousadia, que é um concurso nacional, é projetar estruturas ousadas com a utilização do concreto como material, pois o concurso é promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto – Ibracon”, explica o diplomado.

Já no Prêmio Ousadia 2010, sua equipe recebeu o segundo lugar, ficando atrás apenas da Universidade de Brasília (UnB). A proposta era projetar uma estação de metrô para a cidade de Fortaleza, que comportasse lojas, um espaço de eventos e uma área de convívio, além das instalações técnicas necessárias.

Para Marcos, o fato de participar de concursos desde a época da faculdade permite vivenciar experiências além da grade curricular do curso. “Além da experiência do desafio de cada concurso, a premiação também incentiva a continuar participando”, acrescenta. Atualmente, o diplomado está iniciando seu próprio escritório de arquitetura, no município de Estrela.

Mais informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates podem ser obtidas pelo site www.univates.br/graduacao/arquitetura-e-urbanismo ou pelo 0800 7 07 08 09.

Texto: Tuane Eggers

O diplomado Marcos Vinícius Böhmer Britto já conta com três prêmios e uma Menção Honrosa

Tuane Eggers