Saúde nutricional é tema de evento na Univates

Postado em 03/09/2013 11h46min

Por Ronaldo Ely Rempel

Teve início na manhã desta terça-feira, dia 3, a II Jornada de Nutrição e Saúde Coletiva e a I Jornada de Segurança Alimentar e Nutricional da Univates. O evento ocorre ao longo do dia, com programação destinada aos profissionais e acadêmicos da área da saúde e aberta a toda a comunidade.

Abrindo as atividades do evento, a coordenadora do curso de Nutrição da Univates, Fernanda Scherer Adami, palestrou sobre a “Implicação dos Nitritos e Nitratos na Saúde Humana”. Segundo ela, o nitrito e o nitrato são componentes naturais presentes em plantas e alimentos, encontrados principalmente em raízes, como beterraba e cenoura, folhas, como alface e espinafre, e também no solo.

Além disso, os sais de nitrito e nitrato são aditivos indispensáveis para a produção de alimentos embutidos, no intuito de evitar a contaminação por botulismo, evitando a proliferação de microrganismos e enzimas. Tais componentes, se ingeridos em grande quantidade, podem ser prejudiciais à saúde, podendo levar ao óbito, sendo associados com a hipertensão e doenças renais. “Existe uma regulamentação para o uso destes sais, porem não existe uma fiscalização”, ressaltou ela, lembrando também que o consumo de tais elementos não é recomendado para crianças com menos de seis meses de idade.

Fernanda revelou estudos feitos na Univates que evidenciaram menores níveis de nitrito e nitrato em alimentos de cultivo orgânico, em comparação com os produzidos de forma convencional, com uso de fertilizantes e agrotóxicos. “O nitrito e o nitrato estão fortemente presentes em nossa alimentação, mesmo que teoricamente ela seja saudável, com grande quantidade de verduras e legumes”, atestou. A palestrante ainda apresentou dados estatísticos que apresentam uma maior incidência de câncer de ovário em mulheres com maior quantidade dessas substâncias em sua alimentação diária.

A programação prosseguiu com mesa-redonda sobre “Desafios da interdisciplinaridade no envelhecimento”, conferência sobre “Residência Interdisciplinar em Saúde Coletiva”, e apresentação de trabalhos efetuados pelos alunos do curso de Nutrição. Na parte da tarde, ocorre mesa-redonda sobre “Segurança Alimentar: Qualidade e Fidelização do cliente”, às 13h30min, e conferência sobre “Atualização na Legislação em Vigilância Sanitária”, às 16h.

Já no turno da noite, a atividade será composta de mesa-redonda sobre “Interdisciplinaridade em saúde coletiva na prática”, às 19h; conferência sobre “Comportamento alimentar: o que o nutricionista de UAN deve saber?”, às 20h; e apresentação de trabalhos realizados pelos alunos da Instituição.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5298, ou pelo e-mail jornadadanutricaounivates@gmail.com.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Fernanda Scherer Adami palestrou sobre a “Implicação dos Nitritos e Nitratos na Saúde Humana”

Ronaldo Ely Rempel

Ronaldo Ely Rempel