Semana Acadêmica da Biologia inicia programação discutindo a evolução humana

Postado em 03/09/2013 09h52min

Por Tamara Bischoff

A evolução humana foi o tema central das discussões que permearam a primeira noite da programação da Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas da Univates, na noite da segunda-feira, dia 2. Na abertura do evento, a coordenadora do curso, professora Rosângela Uhrig Salvatori, deu as boas vindas aos presentes e ressaltou que as atividades são dirigidas especialmente aos estudantes. “Este evento é de vocês e para vocês. A Semana Acadêmica é de extrema importância para sua formação profissional. O currículo se faz enquanto estudante”, salientou. Em seguida, o público prestigiou a apresentação do Coral Infantil do Colégio Mellinho.

A primeira palestra da noite, intitulada “A evolução humana revelada através de marcas no genoma”, foi proferida pela bióloga, professora da UFRGS, doutora Maria Cátira Bortolini. Conforme ela, Charles Darwin, o autor da Teoria da Evolução das Espécies, estava certo em suas premissas básicas sobre a evolução. “A árvore filogenética de hoje é muito próxima daquela que Darwin defendeu”, afirmou a palestrante, acrescentando que o naturalista britânico veio no momento certo trazer o argumento científico para a evolução humana.

Ainda, conforme Maria, o que faz os humanos modernos diferentes dos demais animais é a cultura cumulativa, ou seja, a capacidade de desenvolver uma ferramenta e a geração seguinte aprimorá-la. “Essa seria a nossa particularidade”, atestou. Encerrando o primeiro dia do evento, o graduando em Biologia pela UFRGS Cláudio Reis palestrou sobre “Darwin e o pensamento evolutivo”.

O evento prossegue até a próxima quinta-feira, dia 5. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/eventos. Para registrar presença, alunos da Univates devem levar seu Cartão Inteligente. O certificado de participação é gratuito e, a partir de sete dias da realização do evento, pode ser impresso pelo site.

Confira a programação:

Dia 03/09 – Local: Auditório do Prédio 3

19h15min – “Aplicações práticas da nova legislação ambiental” – Biólogo Luciano Pazinato (FEPAM)

20h30min – Intervalo

20h45min – “Agrotóxicos: riscos à saúde e ações do Centro Estadual de Vigilância em Saúde” – Bióloga Vanda Garibotti (CEVS- SES)

Dia 04/09 – Local: Auditório do Prédio 3

19h15min – “Conceitos básicos de células tronco e reprogramação celular” – Dr. Tiago Dalberto

20h30min – Intervalo

20h45min – “Uso da biologia molecular no diagnóstico de síndromes hereditárias relacionadas ao câncer: a era da medicina genômica” – Dra. Patrícia Koehler dos Santos

Dia 05/09

Minicursos – 19h15min às 22h15min

1- “Uso de Metodologias Ativas em salas de aula da Educação Básica” - MSc. Biólogo Guilherme Pinto Bertuzzi – Sala 502-16