Estudantes dedicam suas tardes para aprender a montar robôs

Postado em 02/09/2013 16h44min

Por Ana Paula Vieira Labres

Aprender a criar um robô é o principal desafio de diversos jovens estudantes do Ensino Médio que estão participando, a partir desta segunda-feira, dia 02, da oficina gratuita que prepara-os para a VI Competição de Robótica da Univates.

Alunos do Colégio Cenecista João Batista de Mello, de Lajeado; do Colégio Martin Luther, de Estrela; do Colégio Bom Jesus, de Arroio do Meio; e da Escola Estadual de Ensino Médio Guararapes, de Arroio do Meio, aproveitam as 12 horas de suas tardes para projetar, montar e programar robôs, além de estarem em contato com o ambiente acadêmico.

Entre eles estão Cristian Wildner e Luã Cicere, ambos de 17 anos, e Leonardo Matte, de 16 anos, do Colégio “Melinho”, de Lajeado. Para eles, manipular os kits de robótica não há segredo, afinal de contas, eles foram os vencedores da edição passada da competição. “O que nos interessou também foi a premiação em dinheiro”, ressaltam.

A oficina prossegue até quarta-feira, dia 04, e interessados em participar ainda podem inscrever-se pelo site www.univates.br/eventos.

Saiba mais sobre a Competição de Robótica

Após as oficinas, os estudantes estarão preparados para participar da sexta edição da Competição de Robótica, que procura integrá-los com a Univates, por meio da prática com a tecnologia de robôs.

A Competição de Robótica ocorrerá no dia 24 de outubro, às 19h, juntamente com a programação do 7º Congresso de Ciência e Tecnologia do Vale do Taquari (CCTEC), de 21 a 26 de outubro, na Univates.

A competição contará com duas modalidades: Sumô e Labirinto, sendo premiadas duas duplas de cada modalidade. A premiação para as duplas vencedoras será de R$ 400,00 e de R$ 200,00 para as segundas colocadas.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Ana Paula Vieira Labres

Da direita para a esquerda: Luã Cicere, Leonardo Matte e Cristian Wildner, alunos do Melinho, participam pela segunda vez