Uma tarde para exercitar o raciocínio lógico

Postado em 28/08/2013 18h48min

Por Tuane Eggers

Mais de 2 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio movimentam câmpus da Univates em competição matemática

Na tarde desta quarta-feira, dia 28, o câmpus da Univates foi movimentado por cerca de 2,2 mil estudantes de 61 escolas de Ensinos Fundamental e Médio. Eles participaram da 16ª Olimpíada Matemática da Instituição. O objetivo da competição é desenvolver nos alunos o raciocínio lógico por meio de questões estratégicas e sem muitas fórmulas.

Conforme uma das professoras da comissão organizadora do evento, Marli Quartieri, antes de participar da Olimpíada da Univates, os estudantes realizam a Olimpíada Brasileira de Matemática, que é feita nas próprias escolas. A edição deste ano contou com a participação de sete mil alunos. “É importante ressaltar que hoje estamos contando com o auxílio de 130 acadêmicos de diversos cursos da Univates, que estão atuando como fiscais nas provas”, lembrou ela.

Para os estudantes Gabriela Batisti, Eduarda Trindade, Gabriel Daroit e João Martini, do 6º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Nova Bréscia, a prova contou com algumas questões fáceis e outras mais difíceis. “Fomos as duas primeiras duplas a saírem da nossa sala. Acho que vamos ir bem no resultado”, contaram eles, que haviam participado de outra edição da Olimpíada. Já Eduarda e João são iniciantes na atividade. Eles ressaltaram que gostam muito de matemática e são incentivados pela professora a participarem da competição. Expressão numérica é o conteúdo de que mais gostam.

Enquanto os estudantes realizavam a prova, os professores acompanhantes participaram de atividades especiais oferecidas pelo Setor de Marketing e Comunicação. Estudantes do curso de Fisioterapia realizaram massagens nos professores. Além disso, eles também usufruíram de um espaço de descanso no Prédio 9.

Conforme a professora de matemática Ângela Cristina Niederle Konrad, que acompanhou sete turmas do Colégio Gaspar Silveira Martins, de Venâncio Aires, é importante motivar os estudantes a participarem da Olimpíada, pois é uma maneira de estimular a criatividade para resolver problemas. “Já participamos há muito tempo dessa atividade, no mínimo há dez anos”, salientou.

Sobre a atividade voltada aos acompanhantes, Ângela comentou que gostou muito. “Já fiz uma massagem e gostei. Até estranhamos o fato de ter um tempinho livre assim, pois nossa rotina é sempre tão atarefada”, ressaltou.

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 15 de outubro e será feita pelo site da Univates. Já a data da premiação será definida e divulgada em breve. Mais informações sobre a Olimpíada podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5515, ou pelo e-mail omu@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

João, Gabriel, Eduarda e Gabriela contaram que gostam de expressão numérica

Tuane Eggers

Professores receberam massagens e espaço para descanso