Semana Acadêmica contará com mesa-redonda, relatos de experiência e apresentação teatral

Postado em 27/08/2013 11h54min

Por Tuane Eggers

Nos próximos dias 9 e 10 de setembro, a Univates promove o I Congresso Estadual de Formação de Professores de Línguas e de Literatura e a XII Semana Acadêmica de Letras. Durante os eventos, serão realizados mesa-redonda, relatos de experiência e apresentação de peça teatral. As atividades prosseguem com a programação do III Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade, que ocorre entre os dias 11 e 13 de setembro.

Na segunda-feira, dia 9, a partir das 19h30min, ocorrerá a mesa-redonda “Leituras e Escritas na Era Digital – Desafios ao professor de Línguas e de Literatura”, ministrada pelas professoras doutoras Ana Cláudia Munari, de Literatura, e Cláudia Stumpf Toldo Oudeste, de Linguística. O objetivo é mostrar que o ato de ler e escrever, uma vez restrito a uma minoria intelectual e economicamente privilegiada, hoje é de livre acesso a todos, o que amplia os modos de ler e de escrever.

Já na terça-feira, dia 10, nos turnos manhã e tarde, serão realizados relatos de experiência e mesa-redonda sobre “O Ensino Médio Politécnico e a Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio – Desafios a serem superados”. A atividade busca refletir sobre como, na prática, as escolas estão conduzindo a proposta de formação interdisciplinar. Sendo assim, representantes de escolas de diversas regiões irão compartilhar e discutir suas experiências na parte da manhã.

Ainda no dia 10, na parte da tarde, a mesa-redonda contará com representantes da 3ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), do Ensino Superior e de escolas de Ensino Médio. O objetivo é refletir sobre os desafios a serem superados ao longo do processo de implantação do novo Ensino Médio. Será um espaço para dialogar a partir de diferentes olhares e lugares, na perspectiva de todos buscarem alcançar objetivos comuns: a qualidade do ensino no Vale do Taquari e no Rio Grande do Sul.

No turno da noite, a atividade de encerramento será a apresentação da peça teatral "O Natal da Família Strawinski”, do Grupo de Teatro da Univates. A peça conta a história de uma família que habita um país que está em guerra. Em meio ao caos da situação e presos dentro de casa, a família depara-se com o Natal. Eles terão que passar o advento em meio a bombas, falta de luz, de comida e de água.

A situação é tão crítica e absurda que, muitas vezes, o riso e a comédia são a válvula de escape do espetáculo. O grupo traz um enfoque crítico, levando à reflexão sobre as consequências da guerra na vida do homem, fato que ainda existe em diversos lugares do mundo. A produção é do Núcleo de Cultura da Univates.

Todas as atividades ocorrem no auditório do Prédio 3 da Univates. Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos e devem ser feitas em conjunto com o evento III Simpósio Internacional Diálogos na Contemporaneidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5450, ou pelo e-mail mspohr@univates.br.

Exposição aborda história da Leitura e da Escrita no Vale do Taquari

Integrando o evento do curso de Letras, será realizada, entre os dias 30 de agosto e 30 de setembro, a exposição “Da Lousa ao Tablet: a história da Leitura e da Escrita e de seus suportes na Educação do Vale do Taquari”, no Espaço-Arte 3. A mostra busca abordar um panorama dos recursos utilizados no processo ensino e aprendizagem ao longo das últimas décadas e suas respectivas implicações.

Além disso, a exposição também busca contribuir com a preservação da memória dos recursos utilizados no processo ensino-aprendizagem e motivar reflexões e investigações sobre a temática da exposição. São apresentados recursos didáticos utilizados pelo estudante e pelo professor ao longo das últimas sete décadas, com enfoque na reflexão sobre a necessária ruptura entre o modo de ensinar e aprender com recursos simples e informações centradas no professor, e o modo de ensinar e aprender com sofisticados recursos tecnológicos com os quais estudantes e mestres aprendem compartilhando informações e construindo/produzindo conhecimentos na “Inter-Ação”.

Texto: Tuane Eggers

Um dos temas abordados será a leitura na Era Digital