País celebra 1 milhão de beneficiados pelo Fies

Postado em 27/08/2013 09h03min

Por Tamara Bischoff e Ana Paula Vieira Labres

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, participou da cerimônia que celebrou a assinatura de 1 milhão de contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), realizada dia 22 de agosto, em São Paulo, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. A Univates foi convidada a integrar a solenidade, uma vez que está entre as instituições de ensino superior comunitárias e privadas com maior índice de financiamentos.

Hoje, cerca de 30% dos estudantes que frequentam o ensino superior na Univates contam com o auxílio do Fies para arcar com as mensalidades. O programa financia de 50% a 100% dos encargos educacionais do estudante, de acordo com sua renda familiar mensal bruta e do comprometimento dessa renda com os custos da mensalidade. Além do grande incremento no número de acadêmicos que aderiram ao Fies, também observa-se uma mudança no perfil dos cursos mais procurados. Até o início de 2012, o mais procurado era Direito, seguido de Administração, Enfermagem e Engenharia Civil. Conforme Lazzari, dados apresentados na cerimônia dão conta de que hoje, desse total de 1 milhão de contratos, cerca de 280 mil correspondem a cursos da área das engenharias.

Para a presidenta Dilma Rousseff, o Fies representa para muitas pessoas a realização do sonho de fazer um curso superior. “As pessoas estão buscando e estão tendo a oportunidade de conseguir uma situação melhor no mercado de trabalho”, disse a presidenta. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a expansão da oferta de vagas na educação superior é uma conquista para o país. “O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) abriu as portas da universidade federal por meio do Sistema de Seleção Unificada, inclusive com as cotas”, disse. O Enem registrou em 2013 mais de 7 milhões de inscritos, enquanto são oferecidas 1,2 milhões de vagas no ensino superior. “O sistema precisa continuar se ampliando, precisamos de mais ProUni, mais Fies, mais verba para educação para atender essa demanda imensa”, concluiu.

Novas regras proporcionaram boom no Fies

Entre as principais mudanças realizadas no Fies, estabelecidas a partir de 2010, estão a redução dos juros para 3,4% ao ano, o aumento do prazo de carência para 18 meses, contados a partir da conclusão do curso, e a ampliação do prazo de quitação do financiamento, agora de três vezes o período financiado, acrescido de 12 meses. No caso de um curso com duração de quatro anos, por exemplo, após a carência, o aluno terá 13 anos para amortizar a dívida.

Na Univates, o índice de acadêmicos com o Financiamento do Governo Federal quadruplicou nos últimos quatro anos (veja a seguir). E se não fosse o auxílio do Fies, muitas pessoas não estariam cursando o ensino superior, principalmente aquelas que resolvem estudar após os 50 anos de idade e têm pressa para se formar. Uma das contempladas com o benefício é Ida Schmidt Laidmer, 62 anos, de Teutônia. Acadêmica do 3º semestre de Letras – Português/Inglês, ela possui financiamento de 100% do valor da graduação desde 2012. Segundo ela, se não tivesse esse apoio não conseguiria custear os estudos. “Na minha situação financeira atual não seria possível. Sem o Fies eu não conseguiria cursar a graduação em tempo menor e demoraria muitos anos para terminá-la. Como eu pretendo lecionar, tenho um pouco de pressa”, explica Ida.

Quem também conta com o apoio do Fies é Micael Engster da Rosa, de 18 anos, que cursa Administração de Empresas. O estrelense possui o suporte de 50% do financiamento e, segundo ele, a proposta é cursar mais disciplinas e concluir a graduação mais rapidamente. “Como dependo dos meus pais, não quero que eles paguem o valor da mensalidade integral, e o Fies facilitou bastante o andamento dos estudos”, ressalta o estudante, que atualmente cursa quatro disciplinas.

Assim como os demais, a estudante Roberta Kunzler Schneider, 20 anos, aderiu ao Fies para realizar mais disciplinas por semestre do curso de Educação Física – licenciatura. Ela, que está no 6º semestre, agora consegue cursar cinco disciplinas devido ao financiamento de 100% do curso da graduação. “Sem o Fies com certeza não conseguiria custear todas essas matérias”, diz a aluna de Poço das Antas.

Saiba mais

Podem requerer o financiamento estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação não gratuitos com boa conceituação no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), oferecidos por instituições de educação superior participantes do Fies.

Durante o período em que estiver cursando a faculdade e até o término da fase de carência do financiamento, o estudante pagará apenas prestações trimestrais de R$ 50,00. Professores e médicos que se formaram com o apoio do Fies poderão abater 1% da dívida por mês de trabalho.

Confira o crescimento no número de estudantes da Univates beneficiados com o Fies:

2009/B – 655

2010/B – 1.419

2011/B – 1.953

2012/B – 2.481

2013/B – 2.745

Texto: Tamara Bischoff e Ana Paula Vieira Labres

Acadêmica de Letras, Ida Schmidt Laidmer, de Teutônia, está estudando graças ao Fies

Tuane Eggers

Micael Rosa, estudante de Administração de Empresas, quer concluir o curso em menos tempo

Arquivo pessoal

Roberta Kunzler Schneider aderiu ao Fies para poder cursar mais disciplinas