Circuito de Cinema Universitário exibe documentário sobre doação de órgãos

Postado em 26/08/2013 15h39min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de criar uma consciência na sociedade sobre a importância da doação de órgãos, a Univates promove, no próximo dia 24 de setembro, o Circuito de Cinema Universitário 2013, com a exibição do documentário “12 horas e 2 minutos – un transplante, una carrera por la vida”, de Luis Ara Hermida e Federico Lemos. A atividade, gratuita, ocorre a partir das 19h30min, no auditório do Prédio 7.

Depois de quase dois anos de espera e com o coração trabalhando apenas 8% de sua capacidade, John recebe a notícia de que há um doador para ele. São 12 horas e dois minutos que decorrem da chamada até a conclusão da operação. O filme aborda quatro histórias de pacientes com diferentes destinos que passaram pela mesma situação, trazendo uma história de esperança e uma mensagem clara sobre o que significa receber um transplante para alguém que está com os dias contados.

A história foi motivada pela experiência pessoal de Luis Ara Hermida que, há nove anos, perdeu sua mãe após ela ter recebido um transplante de coração. Ela estava muito doente e a única solução para seu problema era o transplante, que foi um sucesso. Porém, poucos meses depois, ela morreu de septicemia.

No dia do evento, um dos realizadores estará presente na exibição do filme. A atividade será aberta a todos os interessados. Inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/eventos.

Detalhes sobre o filme podem ser conferidos no site www.docehorasdosminutos.com. Mais informações podem ser obtidas com o Núcleo de Cultura da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5362, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Filme exibido será “12 horas e 2 minutos – un transplante, una carrera por la vida”