Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica debate desafios da área

Postado em 22/08/2013 18h14min

Por Tuane Eggers

Na tarde desta quinta-feira, dia 22, teve início o 1ª Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica – novos desafios para o desenvolvimento regional, promovido pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung. O evento prossegue até a tarde desta sexta-feira, dia 23, e é voltado a coordenadores e professores de cursos de Educação Profissional e Tecnológica, professores em geral, pesquisadores, estudantes de graduação e técnicos e demais interessados.

Na abertura do evento, a coordenadora do Centro de Educação Profissional da Univates, professora Edí Fassini, falou que a atividade é uma oportunidade de conhecimento interinstitucional para buscar objetivos mútuos, já que os desafios são compartilhados pelas instituições. “Qual é o nosso grande desafio? Promover a formação de um profissional técnico, em dois ou três anos, que tenha um diferencial no mercado de trabalho. Mas, o principal é que ele precisa ser melhor educado como gente, que se torne um ser humano sensibilizado para atuar na sua realidade”, ressaltou.

Em sua fala, o presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, Augusto Deon, disse que a questão da educação profissional é uma demanda que está em andamento e, em breve, colherá resultados. “Quem se reúne para debater questões como essa está sendo muito propositivo e, principalmente, está realizando um trabalho de qualidade, senão não estaria aqui”, salientou.

Após, o presidente da Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates), vice-reitor e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Univates, Carlos Cyrne, agradeceu a professora Edí Fassini por estar há dez anos à frente do Centro de Educação Profissional, e ressaltou a dedicação de todos os professores dos cursos Técnicos. “Me parece que o Brasil demorou para acordar no que diz respeito à educação técnica profissional. Ficamos por muito tempo sem observar a importância que estes profissionais possuem”, apontou.

A cerimônia oficial de abertura contou ainda com a presença da Secretária de Educação de Lajeado, Eloede Conzatti, do conselheiro da Câmara de Educação Básica Francisco Corão, e da coordenadora da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Marisa Bastos.

Em seguida, foi realizada a palestra “Os desafios na formação profissional e tecnológica”, ministrada pelo assessor do Comung, professor Renato de Oliveira, e mediada pelo coordenador do curso Técnico em Eletroeletrônica, professor Edson Ahlert. Durante a tarde, também foram abordados os temas “Diretrizes curriculares para a educação profissional” e “Uso de tecnologias de comunicação em sala de aula”.

Com foco em instituição, aluno e professor, o Seminário busca reunir educadores de instituições de ensino profissionalizado, com o objetivo de discutir e refletir sobre os desafios contemporâneos dos professores no desempenho da sua função. A programação completa pode ser conferida no site www.univates.br/seminario-tecnicos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cep@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5294.

Texto: Tuane Eggers