Concurso de ideias inovadoras recebe inscrições até segunda-feira

Postado em 21/08/2013 11h23min

Por -

Jovens pesquisadores e inovadores podem inscrever, até a próxima segunda-feira, dia 26, seus projetos de pesquisa e inovação para a segunda edição brasileira do Falling Walls Lab, que acontecerá em 9 de setembro, em São Paulo. A ideia mais criativa e com maior impacto econômico, social ou ambiental irá representar o Brasil em Berlim, na edição global do Falling Walls, em novembro.

O Falling Walls de Berlim começou a ser realizado em 2009, em comemoração ao vigésimo aniversário da queda do muro de Berlim, pela Falling Walls Foundation e pela consultoria global de alta gestão A. T. Kearney. Com o objetivo de incentivar a ousadia de pesquisadores em busca de inovações, a iniciativa questiona "qual será o próximo muro a cair?".

Este ano, o evento brasileiro faz parte das comemorações da Temporada Alemanha+Brasil 2013-2014 e, por isso, conta com a parceria do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP), bem como da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.falling-walls.com/lab. Podem participar jovens estudantes, mestrandos ou doutorandos, profissionais, cientistas ou empreendedores com até 35 anos de idade. Os projetos devem apresentar novas abordagens de pesquisa, ideias de negócio inovadoras e iniciativas que enderecem questões socioambientais, interagindo com diversas disciplinas e participando de discussões com outros pesquisadores e profissionais.

Os selecionados terão apenas três minutos para apresentar, no auditório Ruy Barbosa da Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo, na noite de 9 de setembro, sua pesquisa, projeto, plano de negócios, iniciativa social ou empreendedora de alto impacto na sociedade mundial.

Um júri de alto nível formado por pesquisadores, acadêmicos, executivos e um sócio da A. T. Kearney irá eleger a ideia mais criativa e relevante para representar o Brasil em Berlim na final global do Falling Walls Lab nos dias 8 e 9 de novembro, ao lado de 100 participantes de outros países. Além disso, o vencedor receberá um convite para assistir as apresentações de pesquisas revolucionárias de alguns dos mais importantes cientistas do mundo na Falling Walls Conference, com todas as despesas de viagem pagas pela A. T. Kearney.

"São Paulo e outras grandes metrópoles mundiais como Moscou, Joanesburgo, Londres e Los Angeles estão incentivando os jovens a olhar além do comum com o Falling Walls Lab", afirma Renato Ribeiro, diretor da A.T. Kearney. "No Brasil, o evento pode ajudar no fomento à inovação no mercado brasileiro que ainda sofre carência de mecanismos e processos estruturados e sistemáticos", acrescenta Fábio Fera, organizador do evento no Brasil e gerente da A. T. Kearney.

"Esta iniciativa tem tudo a ver com o slogan que a Alemanha tem usado para apresentar-se no exterior: País de Ideias. Vários rankings e estudos internacionais apontam hoje a Alemanha como o país da inovação, resgatando o reconhecimento mundial de sua tradição de país inventivo. Por isto, o Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo decidiu apoiar esta iniciativa da Falling Walls Foundation no Brasil, pois pesquisadores brasileiros têm igualmente condições de quebrar muros da ciência e inovação", declara Marcio Weichert, coordenador do DWIH-SP.

Na primeira edição do Falling Walls Lab no Brasil, em 2012, o vencedor foi André de Geus Cervi com a ideia inovadora do Atados, uma rede social que integra voluntários, terceiro setor e empresas na oferta e procura de oportunidades de voluntariado. Para André, participar do evento foi um grande aprendizado que proporcionou trocas de experiências com pessoas de diversas etnias e a implantação do projeto. Antes do evento, o site ainda não tinha entrado no ar. Hoje, após sete meses, o portal tem cerca de 12 mil pessoas e 150 ONGs cadastradas. "Você tem que ter muita paixão e saber vender seu projeto. Muita gente tem uma ideia genial, mas não sabe descrever para os outros. Durante a apresentação, o candidato deve ter um conceito claro do que pretende com o projeto. Depois, é só aproveitar as trocas de experiências e o surgimento de uma rede de relacionamentos", aconselha André.

Fonte: Centro Alemão de Ciência e Inovação - São Paulo

Tuane Eggers