David Coimbra “bate papo” com estudantes e comunidade

Postado em 21/08/2013 10h45min

Por Ana Paula Vieira Labres

Alunos, professores e comunidade prestigiaram na noite desta terça-feira, dia 20, no auditório do Prédio 7 da Univates, que esteve lotado, à palestra do jornalista e escritor David Coimbra, abrindo o segundo semestre dos cursos de Comunicação Social.

Em um bate-papo descontraído, Coimbra falou sobre o início da sua carreira como jornalista, a inspiração para escrever suas crônicas e sobre a atuação dos veículos de comunicação em meio a tantas tecnologias.

Para ele, os veículos estão se adaptando às novas tecnologias e exigindo do jornalista habilidade para atuar em diversas mídias. Porém, alerta: “Algo muito importante que um jornalista tem que ter, independente da mídia, é um bom texto. Todos os 'caras' da Rede Globo, por exemplo, possuem um ótimo texto”, destaca. “Trabalho para jornal impresso, rádio e TV e tento adaptar a linguagem para cada tipo de público que o veículo possui, pois o leitor do blog é um e o leitor da coluna no jornal é outro. O mais importante é ter o domínio da palavra”, explica.

Ainda em relação às mídias, o escritor acredita que a tendência do jornal impresso é acabar, pois a internet propicia outras ferramentas. “Além do texto, é possível colocar um vídeo. Assim, as possibilidades de interagir com o leitor são diversas”.

Sobre as produções de seus textos, o jornalista explica que não obedece às diretrizes da sua empresa e que tem a liberdade para escrever sobre o que quiser. “Nunca alguém da direção pediu para eu não escrever algo e eu nunca escrevo pensando no leitor. Eu vou escrever pensando no que eu estou a fim de escrever”, salienta.

Coimbra também diz que é jornalista para escrever e não escreve porque é jornalista. “Eu tenho o prazer de escrever e de viver fazendo isso”, afirma o escritor.

A palestra foi gratuita e mediada pelo professor dos cursos de Comunicação Social da Univates Sérgio Luiz Puggina Reis.

Saiba mais sobre David Coimbra

David Coimbra formou-se em jornalismo em 1984 e já trabalhou em diversas redações do Sul do Brasil. Atualmente é diretor executivo de Esportes e colunista de Zero Hora, além de comentarista da TVCOM. Participa também, de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h, do programa de debates “Sala de Redação”, na rádio Gaúcha.

No período em que estava na faculdade, trabalhou como assessor de imprensa da Livraria e Editora Sulina, onde redigia resenhas, entrevistava autores e acompanhava escritores em suas visitas ao Rio Grande do Sul.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

Público lotou o auditório do Prédio 7

Ana Paula Vieira Labres

(Da esquerda para a direita): Professor Sérgio Reis, mediador da palestra, e o jornalista e escritor David Coimbra