Projeto do curso de Medicina avança mais uma etapa

Postado em 15/08/2013 16h28min

Por Tuane Eggers

Mais uma etapa da oferta do curso de graduação em Medicina na Univates foi cumprida. Na última terça-feira, dia 13, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) concedeu parecer favorável ao projeto do curso. A próxima etapa será a análise do projeto pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Caso o parecer seja favorável, a Instituição aguardará a publicação no Diário Oficial da União autorizando a abertura do curso. Conforme a pró-reitora de Ensino da Univates, professora Luciana Fernandes, ainda existe a possibilidade de solicitarem algum esclarecimento adicional, o que implicaria em mais cerca de 60 a 90 dias de trâmites. “Estamos cada vez mais próximos do oferecimento do curso”, explica.

Saiba mais

A avaliação do curso de Medicina pelo MEC aconteceu no fim de 2012, quando a Univates recebeu nota 4, em uma escala de 1 a 5. O modelo do curso foi pensado para suprir a necessidade de médicos para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudantes terão contato, desde o primeiro semestre, com a prática do trabalho direto nas comunidades para conhecer a realidade das Unidades Básicas de Saúde.

A carga horária do curso será de 9.380 horas, distribuídas em 12 semestres e em três módulos. Doenças, cuidados, saúde, pesquisa, base científica e técnicas da prática médica, integração, ensino, serviço e comunidade serão as temáticas abordadas durante as aulas.

Univates elabora projeto de Odontologia

A Univates está em processo de elaboração do projeto para oferecimento do curso de Odontologia. Desde agosto do último ano, a Instituição estuda a oferta da graduação a partir de 2016. A proposta deve ser encaminhada no início do próximo ano, seguindo o cronograma de abertura de processos no sistema e-MEC.

O currículo deve adotar um formato semelhante ao curso de Medicina, com módulos semestrais. O projeto deve contemplar o uso conjunto de laboratórios para os estudantes de Medicina e de Odontologia.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers