Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto do curso de Medicina avança mais uma etapa

Postado em 15/08/2013 16h28min

Por Tuane Eggers

Mais uma etapa da oferta do curso de graduação em Medicina na Univates foi cumprida. Na última terça-feira, dia 13, o Conselho Nacional de Saúde (CNS) concedeu parecer favorável ao projeto do curso. A próxima etapa será a análise do projeto pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e ao Conselho Nacional de Educação (CNE).

Caso o parecer seja favorável, a Instituição aguardará a publicação no Diário Oficial da União autorizando a abertura do curso. Conforme a pró-reitora de Ensino da Univates, professora Luciana Fernandes, ainda existe a possibilidade de solicitarem algum esclarecimento adicional, o que implicaria em mais cerca de 60 a 90 dias de trâmites. “Estamos cada vez mais próximos do oferecimento do curso”, explica.

 

Saiba mais

A avaliação do curso de Medicina pelo MEC aconteceu no fim de 2012, quando a Univates recebeu nota 4, em uma escala de 1 a 5. O modelo do curso foi pensado para suprir a necessidade de médicos para o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Os estudantes terão contato, desde o primeiro semestre, com a prática do trabalho direto nas comunidades para conhecer a realidade das Unidades Básicas de Saúde.

A carga horária do curso será de 9.380 horas, distribuídas em 12 semestres e em três módulos. Doenças, cuidados, saúde, pesquisa, base científica e técnicas da prática médica, integração, ensino, serviço e comunidade serão as temáticas abordadas durante as aulas.

 

Univates elabora projeto de Odontologia

A Univates está em processo de elaboração do projeto para oferecimento do curso de Odontologia. Desde agosto do último ano, a Instituição estuda a oferta da graduação a partir de 2016. A proposta deve ser encaminhada no início do próximo ano, seguindo o cronograma de abertura de processos no sistema e-MEC.

O currículo deve adotar um formato semelhante ao curso de Medicina, com módulos semestrais. O projeto deve contemplar o uso conjunto de laboratórios para os estudantes de Medicina e de Odontologia.

 

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas