Show de volta às aulas e Festa dos Bixos integram estudantes

Postado em 15/08/2013 16h

Por Ronaldo Ely Rempel

Na noite da última quarta-feira, dia 14, a temperatura beirava os 8ºC no câmpus da Univates, mas nem por isso os estudantes deixaram de comparecer à tradicional Festa dos Bixos, que animou os acadêmicos a partir das 20h30min. O evento ocorreu no Anfiteatro do Prédio 9, com apresentação da banda Café com Whisky, vencedora do 1º Festival de Música da Univates em 2012.

Na ocasião, foi servido aos participantes o tradicional pão com salsichão, oferecido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). A atividade buscou recepcionar os calouros dos cursos de graduação, sequenciais e técnicos, de maneira a sentirem-se acolhidos pela Instituição, que será sua “segunda casa” nos próximos anos. Durante a semana também ocorreu o trote solidário, em que foi solicitado aos novos alunos que trouxessem alimentos e materiais de limpeza para doação, com o objetivo de promover o espírito solidário no âmbito universitário.

Luana Coppini, de 17 anos, caloura do curso de Engenharia Civil, gostou do som apresentado pela banda. “A Festa dos Bixos é uma maneira de apoiar e incentivar os novos alunos. Achei muito legal”, ressaltou ela. Para os irmãos Ramon e Diandra Rockenbach, dos cursos de Direito e Engenharia Civil, respectivamente, o evento é muito benéfico, pois integra calouros e veteranos, possibilitando a interação com colegas até então desconhecidos, além de ser um momento de descontração.

Diandra está no segundo semestre do curso e contou que seu trote foi um momento marcante. “Fui pintada por ter esquecido de trazer os itens solicitados, mas acabei me divertindo”, disse. Ramon está no quinto semestre do curso e salientou a boa preparação que está tendo para sua futura profissão. “Estou adquirindo uma boa base de conhecimentos, já que a graduação me oferece muitas opções futuramente”, salientou.

Já os calouros Décio Luís Wagner e Maristela Ribeiro, do curso técnico de Segurança do Trabalho, se mostraram satisfeitos com a infraestrutura oferecida pela Univates. O sistema informatizado do Univates Virtual lhes chamou a atenção por facilitar a realização das atividades acadêmicas. “O que a universidade nos oferece já é bastante motivador. A festa serve para integrar o pessoal e dar um ânimo ainda maior para os estudos”, acrescentou Maristela.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Para os irmãos Ramon e Diandra, a Festa dos Bixos possibilita a integração entre calouros e veteranos

Ronaldo Ely Rempel

A Banda Café com Whisky, vencedora do 1o Festival de Música da Univates em 2012, animou a noite