Olimpíada de Informática da Univates propõe desafios a alunos

Postado em 13/08/2013 16h36min

Por Tuane Eggers

A 5ª Olimpíada de Informática da Univates, que recebe inscrições no período de 3 de setembro a 12 de outubro, pretende aproveitar o gosto natural dos jovens pelas competições e estimular o aprendizado menos burocrático, resolvendo problemas novos e desafiantes. Além disso, objetiva aproximar a informática dos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio.

O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de outubro e será dividido em duas categorias: “Desenvolvimento de Jogos e Animações” e “Disputa de Jogos”. A primeira categoria está dividida em duas modalidades: Iniciação (para alunos do Ensino Fundamental) e Programação (para alunos de Ensino Médio). Serão verificados os conhecimentos dos estudantes na área de informática, por meio da utilização do software Scratch.

Os alunos que obtiverem as melhores colocações no desenvolvimento de jogos (Ensino Fundamental e Ensino Médio) serão premiados com R$ 200 para o primeiro lugar, R$ 150,00 para o segundo, e R$ 100,00 para o terceiro. Já na competição de disputa de jogos, a premiação será de R$ 150,00 para o primeiro colocado, R$ 100,00 para o segundo, e R$ 50,00 para o terceiro.

A competição será regida por normas e características das Olimpíadas de Informática de maior âmbito. Isso permitirá que os estudantes premiados na competição da Univates possam pontuar para participarem também de outras competições, como, por exemplo, a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a International Olympiad in Informatics (IOI).

Cada escola interessada em participar da atividade deve indicar um professor responsável por inscrever os alunos que competirão, responsabilizando-se pela veracidade das informações. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.univates.br/olinfu, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5599, ou pelo e-mail efranzen@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Tuane Eggers