Diálogos na Contemporaneidade traz filósofo Pierre Lévy e oferece palestras e minicursos

Postado em 12/08/2013 17h08min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de debater os novos conceitos de cultura e de sujeito na contemporaneidade, além de pensar conceitos de cultura e estética contemporâneos e reunir trabalhos que se proponham a pesquisar as intersecções entre a educação e as tecnologias, a Univates realiza, de 11 a 13 de setembro, a terceira edição do Simpósio Diálogos na Contemporaneidade: o real, o atual e o virtual

O destaque da programação é a palestra do filósofo francês e autor das obras “Cibercultura” e “Inteligência Coletiva”, Pierre Lévy, programada para o dia 13, que abordará o tema “O Atual, O Real e O Virtual”.

No decorrer do evento, serão realizados diversos minicursos, palestras e oficinas. O “Projeto Primeiro Filme”, do cineasta Carlos Gerbase, será tema de uma das oficinas. Outra atividade abordará “Lo real, lo virtual y lo actual de la diversidad cultural” e será ministrada por Franklin Giovanni Púa Mora, da Universidad de San Buenaventura, de Bogotá. Já a mestre em Comunicação e Informação Gabriela Zago, da UFPEL, abordará o tema “Redes sociais na internet: práticas comunicacionais e circulação de informações”.

A área da literatura será abordada pela professora do Departamento de Letras da Unisc Ana Cláudia Munari, que falará sobre “Hiperleitura e leituras: pensando a formação do leitor na cultura digital”; pelo professor da Faculdade de Educação da Ufrgs Luciano Bedin da Costa, que abordará o assunto “Experiências do olhar: fotografia, fotografema e virtualidades”; pelo escritor Marcelo Spalding, que ministrará oficina sobre “Leitura e Literatura na era digital”; e pelo escritor Ismael Caneppele, que ensinará sobre “A criação literária em sala de aula”.

Alunos da Univates que realizarem suas inscrições até o dia 30 de agosto como ouvintes pagam R$ 30,00. Já os alunos de outras instituições de ensino e profissionais que realizarem suas inscrições até o dia 11 de setembro pagam R$ 70,00 e R$ 100,00, respectivamente.

A programação completa do evento pode ser conferida no site www.univates.br/dialogos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail dialogos@univates.br.

Texto: Tuane Eggers

Autor das obras “Cibercultura” e “Inteligência Coletiva”, Pierre Lévy, palestrará na Univates

Tuane Eggers