Cultura celular é debatida em palestra de Farmácia e Biomedicina

Postado em 09/08/2013 19h24min

Por Ronaldo Ely Rempel

Ocorreu na Univates, na tarde desta sexta-feira, dia 9, a palestra “Cultura Celular: Aplicações e ensaios pré-clínicos in vitro”, ministrada pelo farmacêutico Heron Vieira Torquato, da Universidade Federal do Mato Grosso. A atividade foi destinada aos alunos e professores dos Cursos de Farmácia e Biomedicina e demais interessados.

O palestrante explicou sobre a atividade de cultura celular, mencionando o seu surgimento, no início do século passado. Segundo ele, células animais e vegetais, isoladas de tecidos vivos, podem continuar a crescer in vitro se os nutrientes para a sua sobrevivência, crescimento e proliferação forem corretamente fornecidos. “As células necessitam de oxigênio, C02 e umidade, além de um controle da temperatura, para permanecerem vivas fora do organismo de origem” explica.

O profissional também lecionou um minicurso sobre o tema, durante a última semana, em parceria com a doutora Márcia Goettert.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Palestra foi ministrada pelo farmacêutico Heron Vieira Torquato, da Universidade Federal do Mato Grosso

Ronaldo Ely Rempel