Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Projeto “Formação Pedagógica e Pensamento Nômade” divulga programação do semestre

Postado em 05/08/2013 17h41min

Por Tuane Eggers

Com o objetivo de oportunizar a formação pedagógica de professores e alunos de licenciaturas, o projeto de extensão “Formação Pedagógica e Pensamento Nômade”, vinculado ao curso de Pedagogia da Univates, está retomando suas atividades e divulga a programação deste semestre. Entre os eventos previstos estão as atividades dos três grupos de estudos e o ciclo de debates “Imposturas Literárias”, além de palestras, sarau, oficinas e exposição.

Entre os meses de agosto e novembro, será realizada a oficina “Brinquedoteca: espaço-tempo de experimentação e criação”, ministrada por Cláudia Inês Horn. A atividade propõe possibilitar um espaço de reflexão sobre a organização da Brinquedoteca Univates e sobre os jogos e brinquedos disponibilizados durante as visitações e o empréstimo de materiais. O objetivo é articular o espaço-tempo da Brinquedoteca, a partir dos conceitos de “devir-criança” e “infância pós-moderna”, na tentativa de repensar a sua organização enquanto Laboratório de Ensino.

Já no dia 15 de agosto será realizada a oficina “Encontros & Contos”, ministrada por Suelen Beal Miglioransa, que propõe aos participantes reflexão sobre a prática de contação de histórias. Serão apresentadas algumas técnicas para relaxamento e desinibição do contador de histórias. Também será promovido um resgate sobre a prática de contação, bem como um espaço de reflexão sobre sua vivência com histórias.

No dia 19 de outubro, o tema da oficina coordenada por Suelen será “Criatividade e Ludicidade: desenvolvendo possibilidades pedagógicas”, com o objetivo de refletir sobre a importância da criatividade na ludicidade. Serão criados e confeccionados jogos e brinquedos com material reciclável que possam ser utilizados para livre exploração ou como recursos pedagógicos. Além disso, haverá a apresentação e discussão dos materiais confeccionados.

No próximo dia 26 de agosto, o ciclo de palestras “Diálogos na Pedagogia” contará com mais uma edição. O tema abordado será “O desencaixe como forma de existência da escola contemporânea”, ministrado pela doutora Clarice Salete Traversini. Já no dia 21 de novembro, o assunto da palestra será “A escola como maquinaria de criar sujeitos e governar as populações”, ministrada pelo doutor Alfredo Veiga-Neto. As atividades gratuitas ocorrem, no turno da noite, no auditório do Prédio 7.

Já no dia 27 de agosto, iniciam as atividades do ciclo de debates “Imposturas Literárias”, que buscam lançar o olhar sobre a nossa própria existência, problematizando as práticas cotidianas que a constituem, a partir da fabulação artística e literária de Clarice Lispector, Manoel de Barros, Fernando Pessoa e Hans Bellmer. A primeira atividade, no dia 27, será sobre “Clarice Lispector: sopros”, ministrada por Fabiane Olegário e Erica Franceschini.

No dia 26 de setembro, o tema abordado será “Manoel de Barros: miudezas”, ministrado por Tuane Eggers. Em seguida, no dia 24 de outubro, Francis Londero falará sobre “Fernando Pessoa: desassossegos”. E no dia 13 de novembro o assunto será “Hans Bellmer: anatomia do desejo”, abordado por Angélica Vier Munhoz. As atividades são gratuitas e ocorrem no turno da noite, na Espazzo Livraria, no Centro de Lajeado.

Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail brinquedoteca@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5450.

 

 

Projeto promove sarau e exposição

Com o objetivo de proporcionar aos alunos e à comunidade que se manifestem e se expressem artisticamente, uma das atividades propostas pelo projeto é o sarau “Educação de Brinquedo”, que ocorre no dia 5 de novembro. O espaço cultural pode envolver música, poesia, dança, leituras, entre outras manifestações artísticas. A atividade será coordenada por Suelen Beal Miglioransa.

Outra proposta é a exposição “Compro, logo existo”, coordenada pela professora Morgana Domênica Hattge. A disciplina “Prática Investigativa III”, do curso de Pedagogia, discutiu a Educação Ambiental no último semestre. Entre muitas questões abordadas a partir dessa temática, uma delas adquiriu centralidade: a questão do consumo e do consumismo na contemporaneidade.

 

Grupos de estudos recebem interessados em participar

A partir da perspectiva dos estudos de Michel Foucault, o grupo de estudos “O que pode a Educação?” realiza leituras e seminários na intenção de problematizar e compreender o conceito da verdade e vontade de verdade e os possíveis entrelaçamentos com a leitura e o cinema. Os encontros do grupo, coordenado pela professora Fabiane Olegário, ocorrem às quintas-feiras, no período de 8 de agosto a 21 de novembro.

Já o grupo “Quem são os outros? Intersecções entre alteridade, arte e docência” busca pensar a relação entre arte e alteridade, não apenas como a representação do outro na arte, mas como ela consegue desestabilizar nossos modos de ver e narrar o outro. Além disso, pretende pensar também a docência contemporânea e seus desafios a partir das manifestações de construção de alteridade na arte e seu potencial mobilizador como forma de questionamento das representações estabelecidas. Os encontros ocorrem no período de 19 de agosto a 18 de novembro e são coordenados pelas professoras Mariane Inês Ohlweiler e Morgana Domênica Hattge.

E o grupo “Arte, Pesquisa e Educação Deleuze/Bukowski: modos de usar”, coordenado pelo professor Cristiano Bedin da Costa, realizará quatro encontros neste semestre. Eles acontecerão nos dias 28 de agosto, 25 de setembro, 30 de outubro e 27 de novembro. O grupo abordará o “universo bukowskiano” pelos olhos de Deleuze, a vida, os sistemas de ensino, a linguagem, o amor, a bebida, a morte e a revolução enquanto matérias literofilosóficas.

Inscrições podem ser efetuadas pelo site www.univates.br/eventos. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5592.

 

Texto: Tuane Eggers

Programação contará com palestras, ciclo de debates, grupos de estudos, oficinas, sarau e exposição

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas