Oficinas do Uniapren: oportunidade para sanar dúvidas de aprendizagem

Postado em 05/08/2013 09h59min

Por Ana Paula Vieira Labres

Os alunos da Univates que desejam sanar dúvidas de aprendizagem contam com um espaço diferenciado: o Laboratório de Aprendizagem Uniapren, localizado na sala 101 do Prédio 3. Dividido em três ambientes – apoio didático-pedagógico, sala de formação tecnológica e o setor de produção de materiais –, o espaço realizou pela primeira vez diversas oficinas gratuitas para os estudantes.

A realização das oficinas surgiu em função das dúvidas que muitos alunos apresentavam às monitorias. Conforme a coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Univates, setor ao qual o Uniapren é vinculado, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, os monitores, ao auxiliarem os alunos no atendimento individual, observaram lacunas de aprendizagem em diversas áreas, como, por exemplo, na construção e interpretação do ciclo trigonométrico, na conversão de unidades de medidas e no uso da calculadora. “Por isso as oficinas foram pensadas. E os próprios estudantes que frequentaram a monitoria pediram esse apoio”, salienta Márcia.

No último mês, o Uniapren realizou três oficinas: “Unidades de Medida e suas Conversões”; “Construção do Ciclo Trigonométrico”; e “Uso da Calculadora Científica”. Devido à grande procura, a partir do mês de agosto, as oficinas serão repetidas e ocorrerão uma vez por mês. “Além dessas, temos a intenção de oferecer oficinas de Física, Química e Português”, complementa Márcia.

“Estamos satisfeitos com a procura por parte dos alunos, assim como com as indicações feitas pelos professores. As oficinas tiveram boa aceitação, além de ter sido uma experiência diferente para os monitores”, acrescenta Márcia. Ela ainda destaca que os materiais foram confeccionados com base nas dificuldades percebidas ao longo de vários semestres e supervisionados pelo NAP.

Entre as novidades deste semestre estão: implementação da monitoria de Língua Portuguesa; ampliação da monitoria de Química para atendimento à disciplina Química Orgânica; e disponibilização do link http:https://www.univates.br/virtual/course/view.php?id=8777 para simular provas de proficiência – modalidades Português - nível I, Português - nível II e Língua Estrangeira - Inglês e Espanhol.

O contato com o Uniapren pode ser feito pelo e-mail uniapren@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5917.

Texto: Ana Paula Vieira Labres