Intercâmbio com um “empurrãozinho” do chefe

Postado em 26/07/2013 13h04min

Por Ana Paula Vieira Labres

Entre algumas das preocupações de estudantes que desejam estudar fora do Brasil está a de deixar o emprego. Mas para Matheus Braun, 20 anos, de Lajeado, aluno de Relações Internacionais da Univates, será diferente. No último domingo, dia 28, ele embarcou para o principal centro econômico e industrial da Colômbia, Bogotá, e continuará, durante cinco meses, empregado e ainda recebendo salário.

A iniciativa é considerada inédita na região do Vale do Taquari, já que muitas organizações optam por exonerar seus funcionários antes da viagem. Para a empresa Serraff - indústria de trocadores de calor, de Arroio do Meio, é uma grande oportunidade. Além de Matheus estudar no exterior, ele também realizará pesquisas de mercado e aperfeiçoará suas habilidades profissionais, aplicando, após o retorno, o seu conhecimento no ambiente de trabalho.

É a primeira vez que Braun realiza intercâmbio, mas o desejo de estudar no exterior é antigo. “Mesmo antes da vida acadêmica sempre quis fazer intercâmbio. Essa vontade surgiu pela curiosidade e pelo desejo de aprender mais sobre outras culturas e o que elas podem nos oferecer. Com certeza me proporcionará ver o mundo com outros olhos”, empolga-se o aluno. Já para a sua profissão, ele destaca que a experiência aumentará a gama dos conhecimentos necessários para o cargo de analista de exportação que exerce na empresa. “É a oportunidade para tomar ciência das respostas que busco no momento”, reflete.

O auxílio da empresa em mantê-lo empregado e pagando o seu salário enquanto estará em Bogotá, para Braun, é uma maneira de incentivar o desenvolvimento e a satisfação dos seus profissionais. “Quando conversamos com a diretoria sobre essa possibilidade, logo foi visto como benefício mútuo. Procurarei ficar inteirado sobre como a sociedade e como o comércio se movimentam, com o intuito de trazer esse conhecimento para a empresa, para que assim possamos desenvolver novas abordagens de mercado”, ressalta.

O Diretor Comercial da Serraff, Vanderson Scheibler, explica que a internacionalização é uma ação que está sendo implantada na empresa e que esse apoio integra o planejamento estratégico de comprometimento com o desenvolvimento das pessoas. “O profissional estará em contato com outra língua, cultura e mercado, e nós temos o maior interesse na experiência que ele trará para dentro da empresa. O Matheus é um profissional com iniciativa e está comprometido com a organização, características que valorizamos e lhe concedem o apoio que estamos dando. Com certeza, num curto espaço de tempo, a empresa ganhará um profissional com maior vivência, provavelmente, mais motivado e feliz”, explica.

Segundo o diretor comercial da empresa, as empresas devem avaliar o desempenho dos seus profissionais, mas para isso é fundamental ter claro o que se espera deles, e acompanhar e apoiar as ações para que haja evolução das competências individuais. “É uma parceria em que a empresa e o profissional crescem juntos. Por meio do apoio, os profissionais atingem um estado de autodesenvolvimento pessoal e profissional, o que os torna dinâmicos e os faz buscar desenvolvimento a todo instante”, salienta Scheibler.

A cultura de aproximar as empresas regionais do intercâmbio é uma das propostas futuras da Assessoria para Assuntos Interinstitucionais e Internacionais (AAII) da Univates. O projeto, que começa a ser implantado nos próximos meses, será composto por visitações às empresas com o objetivo de apresentar o programa de intercâmbio da Instituição e visualizar possibilidades futuras de parceria. Para a gerente do AAII, Viviane Bischoff, é uma ocasião interessante para as organizações. “O estudante poderá realizar pesquisa de mercado, visitação em indústrias, estágios, entre outras atividades, como uma possibilidade de contribuir para a própria empresa trazendo o conhecimento do mercado de trabalho de outro país”, destaca.

Conheça mais Bogotá:

Por ser o principal centro econômico e industrial da Colômbia, Bogotá recebe investidores de diversos lugares do mundo. Em 2008, a cidade foi o quarto centro financeiro mais influente da América Latina. No período de 2003 a 2006, o Produto Interno Bruto (PIB) comercial cresceu 10,3% ao ano, representando 25,3% do PIB comercial nacional. Além disso, Bogotá projeta-se a médio prazo como um dos destinos de negócios mais importantes do mundo. Das 248 mil empresas de Bogotá, 78% estão vinculadas a atividades de serviços, contribuindo com 76% do emprego e 79% do PIB. As localidades nas quais se concentra o maior número de estabelecimentos industriais são Puente Aranda, Fontibón, Kennedy, Los Mártires, Engativá e Bairros Unidos, onde se destacam os setores industriais de alimentos, indústria química, farmacêutica, têxtil, editorial e metalomecânica.

Texto: Ana Paula Vieira Labres

A cultura de aproximar as empresas regionais do intercâmbio é uma das propostas futuras da AAII da Univates

Tuane Eggers

Matheus Braun embarcou para Bogotá no último domingo, dia 28