Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Gastronomia Gaúcha: da elaboração dos pratos à gestão de restaurantes

Postado em 26/07/2013 10h52min

Por Tuane Eggers

A Univates recebe inscrições, até o próximo domingo, dia 28, para mais uma edição do curso de Gastronomia Gaúcha. As aulas iniciam dia 5 de agosto e serão realizadas às segundas, terças e quartas-feiras, no turno da noite, no câmpus de Lajeado. Além da elaboração de receitas típicas, como o famoso churrasco, o curso também aborda aspectos da cultura gaúcha e da área da gestão de restaurantes.

Conforme o professor Eduardo Gardini, que ministra as disciplinas Técnicas de Garçom, Formulação de Cardápios e Gestão de Restaurante, o mercado de trabalho atual não busca somente um profissional de gastronomia que saiba apenas o que acontece dentro de uma cozinha, é preciso saber também como o restaurante funciona em um todo. “Além disso, saber como atuam os outros profissionais de um restaurante como, por exemplo, o garçom. Isso faz com que nosso aluno saia mais bem preparado e com um diferencial em comparação a outros cursos”, ressalta.

Na disciplina de Técnicas de Garçom, por exemplo, são abordados o comportamento do garçom perante os clientes, o manuseio da bandeja, o modo de servir com os talheres, como transportar e servir os pratos e as regras de etiqueta do serviço do garçom. Já em Formulação de Cardápios, os estudantes aprendem sobre todas as regras de apresentação de um cardápio, como elaborar e descrever os pratos e os modelos existentes.

Segundo o professor, em Gestão de Restaurante é abordada a construção do restaurante, envolvendo a escolha do nome, o cardápio e o público-alvo. “Além disso, é feita a construção real de um restaurante na sala de aula, onde são feitas preparações gastronômicas, atendimento ao cliente, entre outros”, explica.

Para a diplomada Bruna Seibt Cândido, todas as práticas feitas durante as aulas foram válidas e ricas de conhecimento. Graduada em Gastronomia, ela buscou o curso da Univates para aprimorar seus conhecimentos. “A parte do churrasco, sem dúvidas, foi a que mais aprendi. Nas aulas de comida campeira e saladas, observei as quantidades variadas de pratos que o Sul possui”, conta.

De acordo com ela, atualmente as pessoas buscam cada vez mais a praticidade da alimentação fora de casa. “Todos que buscam trabalhar na área da Gastronomia possuem uma visão um tanto errada do meio, pois acreditam que seja fácil ter um restaurante. Mas, se não for bem estruturada e com uma boa equipe de trabalho, a abertura de um restaurante pode ser complicada”, salienta Bruna.

As inscrições para o curso de Gastronomia Gaúcha podem ser realizadas na Secretaria de Extensão, sala 110 do Prédio 1, ou pelo site www.univates.br/cursosdeextensao. O investimento é de seis parcelas de R$ 685,00. Alunos da Univates recebem 10% de desconto.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Gastronomia, sala 117 do Prédio 1 da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5252, ou pelo e-mail gastronomia@univates.br.

 

Texto: Tuane Eggers

Além de receitas e aspectos culturais, estudantes aprendem sobre técnicas de garçom e gestão de restaurantes

Tuane Eggers

Além de receitas e aspectos culturais, estudantes aprendem sobre técnicas de garçom e gestão de restaurantes

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas