Diplomada participa de curso nos EUA e divulga oportunidade

Postado em 24/07/2013 11h28min

Por Tuane Eggers

A diplomada pelo curso de Letras, habilitação em Língua Inglesa, da Univates, Andréa Cristine Haupt, está participando do Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). Com todas as despesas pagas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ela permanece em Chicago por seis semanas, com retorno programado para o dia 3 de agosto.

Andréa obteve seu diploma na Univates no ano de 1997 e atualmente leciona na Escola João Beda Körbes, de Arroio do Meio. Ela conta que quando ficou sabendo da oportunidade, seu interesse foi imediato, pois fazer um curso de inglês nos Estados Unidos sempre foi seu sonho. “É uma experiência única, maravilhosa, de crescimento profissional e pessoal”, comemora.

Conforme a professora, as aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, e às sextas são realizados trabalhos voluntários, palestras, visitas a escolas, entre outras atividades. Aos sábados e domingos, ocorrem passeios culturais. “Não há como descrever a importância deste programa para os professores de Língua Inglesa. Por isso, acho fundamental que outros professores participem, pois não é impossível e a oportunidade está aí”, salienta.

A atividade busca fortalecer a fluência oral e escrita em inglês, compartilhar metodologias de ensino e de avaliação que estimulem a participação do aluno em sala de aula, estimular o uso de recursos online e outras ferramentas na formação continuada de professores e na preparação de planos de aula. O programa cobre todos as despesas com o curso, alojamento, alimentação, seguro saúde, passagens aéreas de ida e volta, visto J-1, taxas e materiais escolares, além de uma ajuda de custo para os participantes.

Interessados podem efetuar inscrições até o dia 25

A Comissão Fulbright, a Embaixada dos Estados Unidos e a Capes selecionarão até 540 professores de Língua Inglesa da rede pública de Ensino Básico para o curso de capacitação de seis semanas nos EUA, a ser realizado no período de 13 de janeiro a 21 de fevereiro do próximo ano.

Para se inscrever, os candidatos devem cumprir os requisitos do edital e preencher o formulário de inscrição online até o dia 25 de julho, anexando a documentação complementar solicitada. Todos os detalhes podem ser conferidos no site www.fulbright.org.br/content/view/128/169.

Texto: Tuane Eggers