Curso de Gastronomia Gaúcha realiza jantar de avaliação

Postado em 12/07/2013 17h35min

Por Ronaldo Ely Rempel

Ocorreu na noite da quarta-feira, 10 de julho, a banca de avaliação da disciplina de Comida Campeira do curso de extensão em Gastronomia Gaúcha da Univates. Na atividade, os alunos colocaram em prática os aprendizados repassados ao longo do semestre. Divididos em grupos, prepararam receitas típicas de alguma etnia colonizadora do Rio Grande do Sul, modificada conforme a culinária gaúcha. Os grupos abordaram pratos das etnias alemã, italiana, portuguesa, espanhola e indígena, que foram degustados pelos colegas e professores.

O evento marcou o fim das aulas e a entrega dos termos de estágios, que deverão ser desempenhados pelos alunos até o mês de outubro, quando ocorre a formatura. Além de formar profissionais com conhecimentos em gastronomia gaúcha, o curso procura difundir aspectos da cultura local, assim como aspectos da gestão e prestação de serviços em churrascarias e restaurantes.

O curso, que iniciou no mês de março, contou com aulas teóricas e práticas, que envolveram a participação de todos, abordando temas como acompanhamentos do churrasco, boas práticas e higienização dos alimentos, culinária de etnias e sua influência na gastronomia gaúcha, gestão de restaurante, técnicas de garçom e etiqueta em churrascaria, conhecimento de vinhos e espumantes entre outros.

Para este semestre está marcado o início de mais uma edição do Curso de Gastronomia Gaúcha. As aulas iniciam dia 5 de agosto e serão realizadas às segundas, terças e quartas-feiras à noite, no câmpus de Lajeado. As inscrições vão até 28 de julho, e podem ser feitas pelo site www.univates.br/cursosdeextensao.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria da Gastronomia, sala 117 do Prédio 1 da Univates, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5336, ou pelo e-mail gastronomia@univates.br.

Texto: Ronaldo Ely Rempel

Curso também trabalha aspectos da gestão e prestação de serviços em churrascarias e restaurantes

Ronaldo Ely Rempel

Os pratos foram degustados pelos colegas e professores