II Seminário do Comung trará nomes de peso para evento

Postado em 11/07/2013 10h15min

Por Elise Bozzetto

Com o tema “Em uma época de mudanças, como fica a sala de aula?” o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realiza a segunda edição do Seminário do Comung. Palestrantes renomados trarão discussões sobre inovação, metodologias ativas e  internacionalização no ensino superior. O evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto, na Univates, em Lajeado.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site http://www.comung.org.br/. O investimento é de R$ 190,00 por participante. Instituições associadas ao Comung que inscreverem 4 participantes ganham cortesia para a quinta participação.  Para o presidente do Comung, Ney José Lazzari, reitor da Univates, o seminário promete provocar as instituições e docentes a repensarem o ensino. “A tecnologia mudou a forma como nos relacionamos com o conhecimento, mas a sala de aula continua a mesma, não mudamos a forma de ensinar. É necessário  refletir o impacto das tecnologias nas novas gerações e mudar, renovar as metodologias de ensino”, analisa.

A palestra de abertura, que acontece dia  15 de agosto, às 18h, tem como título “Gestão da sala de aula” e será ministrada pelo Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, pedagogo, filósofo e pesquisador Celso dos Santos Vasconcellos.  Vasconcellos é responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica e tem várias publicações sobre o processo ensino-aprendizagem.

No dia 16, os trabalhos iniciam às 8h30min com a fala do  Professor de Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Álvaro José de Magalhães Neves. Neves colabora com o "Mazur Group" na Universidade Harvard (EUA), na qual foi pesquisador visitante (2010-2012). Em seu currículo, carrega o título de Ph.D em Física pela Universidade de Nottingham (Reino Unido, 1994). Seus interesses de pesquisa incluem Física da Matéria Condensada e Educação, particularmente os métodos ativos e interativos de ensino. Sua ideia central na pesquisa educacional é que o bom e velho método científico experimental de Galileu é uma ferramenta poderosa para se aprender como as pessoas aprendem e para desenvolver e avaliar métodos didáticos. O pesquisador compartilhará seus conhecimentos com a palestra “Métodos ativos de ensino - ideias e resultados”.

Também compõe a programação a reflexão “Como fica o currículo em tempos de internacionalização do Ensino Superior?”, a ser proferida por  Leandro Russovski Tessler, Físico (Ufrgs), Mestre em Física (Unicamp) e Ph. D (Universidade de Tel Aviv, Israel), Livre-docente (Unicamp). Em 2012 Tessler recebeu a condecoração "Chevalier de l 'Ordre des Palmes Académiques" da República Francesa. O prof. Tessler é o representante da Unicamp e membro do comitê consultivo do Academic Advisors Group da Worldwide Universities Network. Desde 2013 é membro do QS Global Academic Advisors Group. Seus interesses atuais de pesquisa incluem internacionalização do ensino superior, sistemas de ensino superior, acesso e ação afirmativa, além de semicondutores nanoestruturados dopados com elementos das terras raras. É também o responsável pelo blog Cultura Científica. O pesquisador tem sido um importante defensor da internacionalização do sistema de ensino superior brasileiro.

Para falar sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior o Comung traz o coordenador do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo, Pós-Doutor pelas Universidades de Stanford (EUA) e Barcelona (ESP), Ulisses Ferreira de Araújo. De 2003 a 2010 Araújo foi consultor do Ministério da Educação para o "Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade". O palestrante ainda é autor, dentre outros, dos livros "Educação e valores: pontos e contrapontos" (Summus), "Assembleia escolar: um caminho para a resolução de conflitos" (Moderna) e "Temas transversais e a estratégia de projetos" (Moderna). Encerrando a programação, ministrará a palestra “As inovações acadêmicas mais recentes no Brasil e no mundo” o médico, Mestre em Saúde Comunitária e Ph.D. em Epidemiologia Naomar Monteiro de Almeida Filho. O pesquisador recebeu o título de Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá. Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010 e desde então tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade.

A programação completa está disponível no site www.comung.org.br. Mais informações pelo e-mail comung@comung.org.br ou pelo telefone (51) 3714-7002.

Texto: Elise Bozzetto

Também compõe a programação a reflexão “Como fica o currículo em tempos de internacionalização do Ensino Superior?”, a ser proferida por Leandro Russovski Tessler,

Naomar Monteiro de Almeida Filho, médico, Mestre em Saúde Comunitária e Ph.D. em Epidemiologia