Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

II Seminário do Comung trará nomes de peso para evento

Postado em 11/07/2013 10h15min

Por Elise Bozzetto

Com o tema “Em uma época de mudanças, como fica a sala de aula?” o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realiza a segunda edição do Seminário do Comung. Palestrantes renomados trarão discussões sobre inovação, metodologias ativas e  internacionalização no ensino superior. O evento acontece nos dias 15 e 16 de agosto, na Univates, em Lajeado.

As inscrições podem ser feitas diretamente no site http://www.comung.org.br/. O investimento é de R$ 190,00 por participante. Instituições associadas ao Comung que inscreverem 4 participantes ganham cortesia para a quinta participação.  Para o presidente do Comung, Ney José Lazzari, reitor da Univates, o seminário promete provocar as instituições e docentes a repensarem o ensino. “A tecnologia mudou a forma como nos relacionamos com o conhecimento, mas a sala de aula continua a mesma, não mudamos a forma de ensinar. É necessário  refletir o impacto das tecnologias nas novas gerações e mudar, renovar as metodologias de ensino”, analisa.

A palestra de abertura, que acontece dia  15 de agosto, às 18h, tem como título “Gestão da sala de aula” e será ministrada pelo Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, pedagogo, filósofo e pesquisador Celso dos Santos Vasconcellos.  Vasconcellos é responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica e tem várias publicações sobre o processo ensino-aprendizagem.

No dia 16, os trabalhos iniciam às 8h30min com a fala do  Professor de Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Álvaro José de Magalhães Neves. Neves colabora com o "Mazur Group" na Universidade Harvard (EUA), na qual foi pesquisador visitante (2010-2012). Em seu currículo, carrega o título de Ph.D em Física pela Universidade de Nottingham (Reino Unido, 1994). Seus interesses de pesquisa incluem Física da Matéria Condensada e Educação, particularmente os métodos ativos e interativos de ensino. Sua ideia central na pesquisa educacional é que o bom e velho método científico experimental de Galileu é uma ferramenta poderosa para se aprender como as pessoas aprendem e para desenvolver e avaliar métodos didáticos. O pesquisador compartilhará seus conhecimentos com a palestra “Métodos ativos de ensino - ideias e resultados”.

Também compõe a programação a reflexão “Como fica o currículo em tempos de internacionalização do Ensino Superior?”, a ser proferida por  Leandro Russovski Tessler, Físico (Ufrgs), Mestre em Física (Unicamp) e Ph. D (Universidade de Tel Aviv, Israel), Livre-docente (Unicamp). Em 2012 Tessler recebeu a condecoração "Chevalier de l 'Ordre des Palmes Académiques" da República Francesa. O prof. Tessler é o representante da Unicamp e membro do comitê consultivo do Academic Advisors Group da Worldwide Universities Network. Desde 2013 é membro do QS Global Academic Advisors Group. Seus interesses atuais de pesquisa incluem internacionalização do ensino superior, sistemas de ensino superior, acesso e ação afirmativa, além de semicondutores nanoestruturados dopados com elementos das terras raras. É também o responsável pelo blog Cultura Científica. O pesquisador tem sido um importante defensor da internacionalização do sistema de ensino superior brasileiro.

Para falar sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino Superior o Comung traz o coordenador do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da Universidade de São Paulo, Pós-Doutor pelas Universidades de Stanford (EUA) e Barcelona (ESP), Ulisses Ferreira de Araújo. De 2003 a 2010 Araújo foi consultor do Ministério da Educação para o "Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade". O palestrante ainda é autor, dentre outros, dos livros "Educação e valores: pontos e contrapontos" (Summus), "Assembleia escolar: um caminho para a resolução de conflitos" (Moderna) e "Temas transversais e a estratégia de projetos" (Moderna). Encerrando a programação, ministrará a palestra “As inovações acadêmicas mais recentes no Brasil e no mundo” o médico, Mestre em Saúde Comunitária e Ph.D. em Epidemiologia Naomar Monteiro de Almeida Filho. O pesquisador recebeu o título de Doctor of Science Honoris Causa McGill University, Canadá. Foi Reitor da Universidade Federal da Bahia de 2002 a 2010 e desde então tem focalizado sua produção acadêmica em estudos sobre a universidade e sua relação com a sociedade.

A programação completa está disponível no site www.comung.org.br. Mais informações pelo e-mail comung@comung.org.br ou pelo telefone (51) 3714-7002.

Texto: Elise Bozzetto

 Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, pedagogo, filósofo e pesquisador Celso dos Santos Vasconcellos

Também compõe a programação a reflexão “Como fica o currículo em tempos de internacionalização do Ensino Superior?”, a ser proferida por Leandro Russovski Tessler,

Naomar Monteiro de Almeida Filho, médico, Mestre em Saúde Comunitária e Ph.D. em Epidemiologia

Pós-Doutor pelas Universidades de Stanford (EUA) e Barcelona (ESP), Ulisses Ferreira de Araújo

Professor de Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Álvaro José de Magalhães Neves

Notícias Relacionadas