Conferência regional aborda Políticas de Segurança no Trânsito

Postado em 10/07/2013 14h23min

Por -

Na noite da terça-feira, dia 9, a Univates sediou a II Conferência Regional de Políticas de Segurança no Trânsito, que teve o objetivo de contribuir para a implementação e o fortalecimento da Política Estadual de Segurança no Trânsito. O evento foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e pelo Gabinete do Vice-Governador do Rio Grande do Sul, por meio do Comitê Estadual de Mobilização para Segurança no Trânsito.

Na programação, foram realizadas as palestras “As ações do governo do estado para a década mundial de segurança no trânsito”, ministrada pelo coordenador do Comitê, tenente coronel Ordeli Savedra Gomes, e “A sociedade e o trânsito: soluções através da cooperação”, ministrada pelo presidente do Instituto Zero Acidente, Carlos Tatch. Em seguida, foi feito um debate com encaminhamento de propostas e foi realizada a eleição dos delegados para a Conferência Estadual de Políticas de Segurança no Trânsito, programada para o dia 5 de dezembro. Os delegados eleitos são representantes dos poderes públicos municipais, estaduais e federais, instituições de ensino e sociedade civil.

Entre os temas debatidos no evento estiveram o fortalecimento da gestão da segurança no trânsito, a infraestrutura viária adequada, a segurança veicular, a educação para o trânsito e o atendimento ao trauma, assistência pré-hospitalar, hospitalar e à reabilitação.

Conforme a secretária executiva do Codevat, Cíntia Agostini, entre as propostas encaminhadas ao final do evento estiveram: realização de uma conferência nacional de trânsito; comunicações mais efetivas e enfáticas sobre acidentes de trânsito, causas e consequências; obras de infraestrutura e acessos viários; equipamentos de fiscalização nas rodovias e para operadores de trânsito; aumento de fiscalização nas vias, tanto geral como com programas específicos; educação formal e não formal para segurança no trânsito; proposição de que, em 2014, a conferência estadual seja realizada em Lajeado; punições efetivas nas situações de infração/má conduta; cumprimento da legislação de trânsito; aumento de efetivo do órgãos de segurança; instalação de regional do IP no Vale do Taquari; sistema de videomonitoramento das vias e rodovias; desenvolvimento de metodologias alternativas para adequação da habilitação ou renovação da carteira de motorista (em casos específicos).

Tuane Eggers