Comung realiza 1º Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica

Postado em 09/07/2013 14h20min

Por Elise Bozzetto

O Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas – Comung, realiza, de 22 a 23 de agosto, o 1º Seminário Estadual de Educação Profissional e Tecnológica – novos desafios para o desenvolvimento regional. O evento, que conta com o apoio da Univates, acontece no auditório do Prédio 7 da Univates, de Lajeado, e é voltado a coordenadores e professores de cursos de Educação Profissional e Tecnológica, professores, pesquisadores, alunos de Graduação e Técnicos e interessados na temática em geral.

Idealizado com a intenção de expandir tanto a oferta quanto a qualidade do ensino profissional brasileiro, o seminário colocará em pauta assuntos como itinerários formativos, avaliação da aprendizagem, perfil do docente e do aluno egresso, mercado de trabalho, uso da tecnologia e suas relações e implicações com o ensino, entre outros temas da área. O objetivo é discutir e refletir sobre os desafios contemporâneos dos professores no desempenho da sua função.

As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de agosto pelo site www.univates.br/eventos. O Investimento é de R$ 50,00. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo e-mail cep@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramais: 5294 e 5358. A programação completa está disponível no site http://www.univates.br/seminario-tecnicos.

Saiba mais

A abertura do evento está prevista para às 13h do dia 22 de agosto, quinta-feira. Após abertura e credenciamento haverá a palestra “Os Desafios na Formação Profissional e Tecnológica”, ministrada pelo Prof. Dr. Renato de Oliveira. Em seguida, representantes do Conselho Nacional de Educação irão debater sobre as “Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional”. A tarde encerra com a palestra “Uso de Tecnologias de Comunicação em Sala de Aula”, com o Prof. Ms. Cândido Fonseca da Silva. À noite, o empresário Jorge Faccioni irá discorrer sobre Desafios da Educação e a Inovação por meio da Economia Criativa e logo após haverá a fala da Profa. Dra. Sandra Mara Corazza sobre Docência na Educação Profissional.

No segundo dia do evento os trabalhos iniciam às 8h, com a Profa. Dra. Nilva Lúcia Rech Stedile debatendo “Metodologias Ativas na Formação Profissional de Jovens”. Em seguida o Prof. Dr. Gabriel Grabowski fala sobre “Perspectivas da Educação Profissional Técnica”. Ainda pela manhã o evento contará com a participação da Profa. Dra. Maria Isabel Lopes com a palestra  “Educação Profissional e Tecnológica e a Inclusão de Pessoas com Deficiência”.

Na parte da tarde os participantes participarão de esclarecimentos sobre o Pronatec - Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego, com o Prof. Marcelo Feres. Finalizando o evento, serão promovidas reuniões específicas por área.

Texto: Elise Bozzetto

Evento reunirá gestores e professores de ensino técnico de todo o estado

Elise Bozzetto