Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Entrevista de Emprego: É possível se sair bem

Postado em 04/07/2013 14h45min

Por -

Confira o texto enviado pelas estudantes de Psicologia Francielli Macagnan e Mariana Maria da Silva, produzido na disciplina de Processos de Recrutamento e Seleção em RH.

Quer participar também? Mande seu texto e foto para imprensa@univates.br.

Entrevista de Emprego: É possível se sair bem

Atualmente, com o desenvolvimento social, é possível afirmar que quase todo mundo passou ou ainda passará por uma entrevista de emprego. A questão é como enfrentá-la sem traumas e grandes decepções. A maioria das pessoas em seus relatos sobre esta experiência descrevem sentimentos de angústia, ansiedade e nervosismo, e estes só fazem atrapalhar o desempenho do entrevistado. Assim, fica a pergunta: Por que uma entrevista causa tanta ansiedade nas pessoas? Como podem estas, encontrar meios de “amenizar” isto? Não existe uma receita, mas alguns comportamentos e atitudes podem “aliviar” a tensão deste momento, e consequentemente fazer o entrevistado conquistar a vaga requisitada. Naturalmente a situação causa desconforto, pois coloca o indivíduo frente a um desafio, fazendo-o com que sinta-se testado e monitorado, de fato, esta é a ideia.

A entrevista serve como um teste que vai determinar se o sujeito tem ou não, as habilidades exigidas para a vaga, a repetição não é o remédio para aliviar a tensão, mesmo que você já tenha participado de outras entrevistas de emprego anteriormente, seja a primeira ou a décima, despertará sentimentos desconfortáveis, pois o desafio é sempre novo, as circunstâncias nunca são as mesmas, logo, não existe receita, mas vale seguir algumas dicas: fale com clareza e use tom de voz apropriado. Vista-se de forma adequada, é importante para o sucesso da sua entrevista que passe uma imagem positiva. Esclareça para o entrevistador quais suas expectativas e tire suas dúvidas, isto pode favorecer o processo de escolha. Chegue com antecedência mostrando que és uma pessoa organizada e pontual, assim terá tempo para descansar e estará livre da preocupação de chegar atrasado e perder a oportunidade. Também ajuda a ficar mais clamo, podendo conhecer o local e ambientar-se com o mesmo.

A apresentação do currículo também é de suma importância, deve ser atualizado e bem elaborado, informando somente questões verdadeiras. Escreva somente o que é importante informar, não descrevendo funções e atividades que não forem verdadeiras. O entrevistador irá questioná-lo e você não terá argumentos verdadeiros e pertinentes para responder, o que demonstrará que está inseguro e consequentemente o mesmo perceberá que você não está falando a verdade, resultado, um ponto a menos para você. Evite a todo custo mentir ou dissimular no processo de entrevista, aconselha Henrique Veloso, autor do livro Estresse Ocupacional, as consequências podem ser desastrosas. Seja sincero e o mais transparente possível na entrevista, isso o ajudará a ficar calmo e não ter medo de responder o que lhe for perguntado, afinal tudo que estão lhe perguntando diz respeito a você e sua vida profissional, ninguém melhor do que você para saber o que responder. Henrique Veloso coloca que o candidato deve entender que o entrevistador é uma pessoa como outra qualquer e que ele não fará apenas uma avaliação técnica durante a entrevista, suas impressões e subjetividades farão parte da avaliação do candidato.

Henrique Veloso coloca ainda que é importante o candidato fazer uma reflexão de sua trajetória profissional e acadêmica, bem como de suas expectativas futuras, sendo este um bom caminho para não errar e estar mais calmo na hora da tão esperada entrevista de emprego. Então, agora vá em frente e pratique estes exercícios, certamente são elementos importantes para que tudo ocorra bem na hora da entrevista.

 

VELOSO, Henrique. Especialista ensina como se preparar para uma entrevista de emprego. Revista Gestão RH. Disponível em Acessado em: 7 jun 2013.

 

 

Acadêmicas Francielli (E) e Mariana

Divulgação

Notícias Relacionadas