Projeto de Extensão para a Terceira Idade completa 13 anos

Postado em 02/07/2013 18h14min

Por Tuane Eggers

Na tarde desta terça-feira, dia 2, o Projeto de Extensão para a Terceira Idade (Peti) da Univates encerrou suas atividades do semestre. Na ocasião, a coordenadora do Projeto, professora Alessandra Brod, ministrou a palestra “Mitos e Fatos do Envelhecimento”. Além disso, foram entregues os certificados aos concluintes dos cursos de Informática e realizada uma atividade dinâmica com os participantes.

No início de sua fala, Alessandra lembrou que o Projeto está completando 13 anos de existência. Ela também disse aos participantes que o Projeto está passando por algumas mudanças e as atividades oferecidas passarão a ser gratuitas. “Serão atividades diferenciadas e diversificadas, realizadas às segundas e quartas-feiras, no turno da tarde”, salientou.

Em seguida, ela iniciou o tema da palestra falando sobre a importância dos cuidados estéticos para a autoestima, porém alertou que existe um apelo da indústria para manter as pessoas jovens para sempre, o que não é possível. Alessandra também falou que existe um preconceito pela produtividade dos idosos relacionada ao trabalho. “Cuidar das suas coisas do dia a dia, manter uma organização da sua rotina ou cuidar da sua hortinha também são formas diferentes de trabalho”, afirmou.

Além disso, a professora também abordou o conceito de envelhecer. “Envelhecimento não é doença. A gente vê nesse processo de envelhecimento que muitas pessoas vão envelhecer muito. Cada vez mais a população longeva aumenta muito, mas temos que chegar lá bem”, acrescentou. Como cuidados para um envelhecimento saudável, Alessandra indicou praticar exercícios físicos, evitar exageros e cansaços extenuantes, bem como situações de risco de quedas, fazer exames preventivos e manter-se ativo nas áreas motoras e cognitivas.

Após a entrega de certificados aos estudantes dos cinco módulos dos cursos de Informática, foi realizada uma atividade prática com uma dinâmica de integração entre os idosos. “A ideia é fazer uma brincadeira sobre a relação social, por meio de elogios, perguntas e movimentos. O objetivo é testar a habilidade de escuta, de coordenação e, principalmente, perceber o quanto é difícil ouvir o que os colegas têm a dizer em meio a tantas outras informações”, explicou a professora.

Em seguida, foi oferecido um coquetel aos participantes. Atualmente, cerca de 250 idosos participam das atividades oferecidas pela Univates, como alongamento, musculação, natação, hidroginástica, informática e língua inglesa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7011 ou pelo e-mail propex@univates.br.

Texto: Tuane Eggers