IV Circuito de Natação da Univates reúne grande público

Postado em 01/07/2013 19h41min

Por -

No último domingo, dia 30 de junho, um público de aproximadamente 300 pessoas acompanhou e torceu por nadadores de diversas cidades do Rio Grande do Sul na primeira etapa do 4º Circuito de Natação Univates, que ocorreu nas dependências da piscina semiolímpica do Complexo Esportivo da Instituição. Participaram desta etapa mais de 150 atletas de idades entre cinco e 70 anos, de equipes de Lajeado, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, São Leopoldo e Canoas.

O Circuito, que surgiu da necessidade de resgatar o desporto e a tradição de competições de natação na região do Vale do Taquari, tem como objetivos difundir, democratizar e incentivar a prática da natação e proporcionar o desenvolvimento do desporto nas diferentes faixas etárias. Aproximadamente 500 atletas de diferentes idades, escolas e clubes de todo o estado já participaram da competição, que ocorre desde o ano de 2010.

Segundo a professora Taís Prinz Cordeiro, coordenadora do evento, é evidente que a cada ano que passa mais atletas e escolas aderem ao Circuito, e o nível técnico dos atletas da região do Vale do Taquari aumenta conforme evolui a competição. Um exemplo disso, conforme a professora, é a própria equipe de natação da Univates, que há poucos anos iniciou com uma pequena quantidade de integrantes e que neste domingo contou com a participação de 52 atletas, equipe esta constituída em grande parte por atletas que já representam a Instituição em diversos outros eventos pelo RS.

Nesta primeira etapa, as provas ocorreram nos turnos da manhã e tarde. No turno da manhã ocorreram as provas de 25 e 50m livre, 25, 50 e 100m costas e de 25m com prancha, nas categorias do pré-mirim a master D, incluindo a prova de revezamento infantil. À tarde, foram disputadas as provas de 25 e 50m peito, 100m medley e 400m livre, nas categorias de mirim a master D. A conclusão do evento ocorreu com o revezamento adulto. A arbitragem do Circuito esteve a cargo de acadêmicos do curso de Educação Física da instituição.

O evento ocorrerá em duas etapas ao longo do ano de 2013. Durante as duas etapas do 4º Circuito cada atleta e equipe acumulam pontos que são somados ao final da segunda etapa, quando serão premiados com troféus os atletas-destaque que obtiverem maior pontuação ao longo do ano em sua categoria, bem como as equipes que somarem maior número de pontos nas duas etapas do circuito.

Taís Prinz Cordeiro