Estudantes de Relações Internacionais arrumam as malas para Colômbia e Suécia

Postado em 26/06/2013 08h36min

Por Tuane Eggers

Muitos estudantes já iniciam sua trajetória acadêmica pensando no momento de fazer um intercâmbio. Para os alunos de Relações Internacionais, a experiência possui um valor ainda mais especial, já que o curso capacita-os a atuarem no sistema internacional contemporâneo em diversas esferas. No próximo semestre, três estudantes do curso de Relações Internacionais da Univates vivenciarão este inesquecível período para adquirir novos conhecimentos.

Um deles é Matheus Fröhlich, que cursa o 6º semestre e foi selecionado para estudar na Högskolan i Halmstad, universidade sueca. “É de uma ansiedade perene que eu vivo desde que recebi a aceitação para o processo. Escolhi a Univates por proporcionar aos alunos esta oportunidade de intercâmbio e, agora, na minha terceira tentativa, consegui realizar meu sonho”, comemora.

Como estudante de Relações Internacionais, ele acredita que esta oportunidade deve ser “agarrada com as duas mãos”, pois trata-se de um imenso aprendizado em relação às culturas que poderão ser conhecidas e vivenciadas. “A Escandinávia como um todo é um centro de referência nos estudos da área de Segurança Internacional e Estudos Estratégicos internacionais, por isso escolhi a Suécia como destino neste segundo semestre de 2013”, conta.

Já a estudante Emanuele Scherer, que cursa o 5º semestre, foi selecionada para a Corporación Universitaria Minuto de Dios (Uniminuto), na Colômbia. Ela foi escolhida para a bolsa de estágio do setor de internacionalização da universidade, recebendo o cargo de estagiária na Assessoria Internacional. “Receberei um auxílio mensal de 900.000 pesos colombianos, cerca de R$ 990,00, que deverá custear meus gastos com moradia, alimentação e transporte”, explica.

Emanuele conta que entre suas expectativas está o acréscimo de informações para seu Trabalho de Conclusão de Curso. “A Uniminuto tem como objetivo formar melhores seres humanos, por meio do contato direto com a realidade do país, buscando ao mesmo tempo, incentivar o serviço social, o que enriquecerá minha prática aqui no Brasil”, afirma. Para ela, o intercâmbio proporcionará o contato com diversas pessoas, teorias e práticas diferentes daquelas que teve em seu país.

Ela lembra, ainda, de todos os colombianos que estão e que já passaram pela Univates, que auxiliaram muito na sua escolha pela Colômbia como destino. “O Joaquim, que trabalhou na Univates até o ano passado, também me auxiliou demais nesta escolha. Inclusive, foi ele que criou essa bolsa de estágio para enriquecer nosso curso de Relações Internacionais, visto que ele agora está trabalhando na Uniminuto”, salienta.

Outro estudante que já está prestes a arrumar as malas para a Colômbia é Matheus Braun, que cursa o 5º semestre na Univates. Ele também foi selecionado para a Uniminuto e receberá uma bolsa para auxiliar seus custos no país. “Espero aprimorar meus conhecimentos na língua espanhola, conhecer mais a cultura local e ter uma visão diferenciada sobre os temas que abordamos em sala de aula”, ressalta. Ele acredita que o maior aprendizado deste período será o resultado da vivência em outra cultura. “Entender a situação política/econômica de um país – que não está na mesma posição do Brasil no cenário internacional – estando nele é um privilégio e uma oportunidade única”, completa.

Detalhes sobre o curso de Relações Internacionais podem ser conferidos no site www.univates.br/graduacao/relacoes-internacionais. Mais informações sobre opções de intercâmbio pela Univates estão disponíveis em www.univates.br/intercambio.

Texto: Tuane Eggers

Emanuele Scherer foi selecionada para bolsa de estudos na Colômbia