Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Avançam negociações para implementar Ponto de Troca de Tráfego no Vale do Taquari

Postado em 24/06/2013 14h35min

Por Tuane Eggers

Na última sexta-feira, dia 21, a Univates realizou reunião que marcou mais uma etapa da implementação de um Ponto de Troca de Tráfego Regional (PTT) na Instituição. O representante do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), Salvador Rodrigues da Silva Neto, e o representante do PTT-RS, Leandro Bertholdo, visitaram a Univates para avaliar a infraestrutura proporcionada e conversar com representantes dos provedores da região para saber do interesse na participação, além de iniciar as negociações de interligação dos pontos de Lajeado ao ponto de Porto Alegre.

Conforme o engenheiro do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Univates, Tiago Giovanaz da Silva, as instalações da Instituição foram elogiadas e superaram as exigências do Comitê Gestor em muitos aspectos, resultando em um bom panorama para a proposta. “Além disso, segundo o CGI.BR, os equipamentos para a instalação do PTT Regional estão comprados, sendo que precisamos definir cronogramas de implementação para efetivar o projeto”, salienta.

Atualmente, já está em operação um projeto piloto interligando Univates, CertelNet, TripTecnologia e BrasRede. Por meio deste modelo, os estudantes que são clientes destes provedores, ao acessarem o site da Univates, por exemplo, experimentam uma melhor qualidade e velocidade, já que existe uma comunicação direta entre a Univates e os provedores. A previsão é de que a instalação do PTT seja feita no próximo mês de julho.

 

Saiba mais sobre a proposta

A ideia é construir um Ponto de Troca de Tráfego Regional (PTT) na Univates, ou seja, interligar diversos provedores de acesso e grandes empresas aqui na região para que, quando uma quiser acessar os conteúdos das demais, o tráfego de dados fique na região. O Brasil conta hoje com 22 pontos, sendo que a grande maioria está hospedado em instituições federais ou empresas privadas. Dessa forma, a Univates seria a primeira instituição de ensino comunitária a implementar um PTT.

Ao propor a implementação de um PTT Regional, a Univates busca melhorar a internet na região do Vale do Taquari, possibilitando a livre troca de dados entre os provedores, empresas e instituições públicas. Além disso, com o crescimento do projeto, existe a perspectiva de trazer novos serviços ao PTT, que podem melhorar cada vez mais os serviços e a disponibilidade ao usuários de internet da região.

 

Texto: Tuane Eggers

O representante do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br), Salvador Rodrigues da Silva Neto, participou da reunião

Tuane Eggers

Reunião avaliou infraestrutura e iniciou as negociações de interligação dos pontos

Tuane Eggers

Reunião avaliou infraestrutura e iniciou as negociações de interligação dos pontos

Tuane Eggers

Reunião avaliou infraestrutura e iniciou as negociações de interligação dos pontos

Tuane Eggers

Reunião avaliou infraestrutura e iniciou as negociações de interligação dos pontos

Tuane Eggers

Notícias Relacionadas